A reunião realizada na manhã de sexta-feira, 10, com membros da bancada parlamentar do Amazonas no Congresso Nacional teve como objetivo discutir temas como o Plano de Carreira, a Campanha Salarial e estratégias de fortalecimento da luta docente.
Todos os deputados federais e senadores do Amazonas foram contatados para participarem da reunião, a fim de que pudessem contribuir com as reivindicações do movimento docente da Ufam e incluí-las em suas agendas políticas. Porém, apenas o deputado Francisco Praciano mostrou-se interessado em dar uma contribuição, enviando à reunião o seu assessor, Carlos Santiago.
Apesar da ausência dos deputados, o presidente da Adua-SS, professor Antonio de Oliveira, considerou os resultados da assembléia como produtivos. “Por um lado, a não participação dos outros convidados foi frustrante”, confessa o professor, “mas com a aproximação com o deputado Praciano através de seu assessor, começamos a arquitetar estratégias futuras”, afirmou.
De acordo com o professor, dentre as ações a serem realizadas em parceria estão a participação do deputado nos processos de negociações em Brasília, sua presença ao lado do Andes-SN na Comissão de Educação e a possível participação do deputado numa reunião entre o Andes-SN e a Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) no dia 15 de junho.
O assessor Carlos Santiago também avaliou como positiva a aproximação com o sindicato docente. “Pretendemos realizar uma reunião com o Andes-SN e a liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) no congresso nacional, além do presidente da Comissão de Educação para defender as propostas salariais dos professores”, afirmou o assessor. A idéia é haver uma incorporação das propostas do Andes-SN pelo congresso, num movimento de apoio crescente aos direitos docentes.
Fonte: Adua-SS |