O Comando Local de Greve (CLG/Sintesam) dos técnico-administrativos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) entregou, na manhã da última sexta-feira (16), à reitora da Ufam, Márcia Perales, um documento com os pontos da pauta de reivindicação da categoria que não foram cumpridos pelo governo federal após acordo na greve de 2012.
A categoria, que está paralisada há 64 dias, fez a entrega durante uma discussão sobre políticas ambientais do Campus Universitário, realizada no Centro de Ciências Ambientais da Ufam (CCA).
O agendamento de uma audiência com a reitora para a discussão do documento também foi requerida pelos técnico-administrativos, pedido aceito pela professora Márcia Perales que se comprometeu em agendar o encontro o mais breve possível.
Os pontos de pauta foram requisitados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), durante mobilização realizada, na terça-feira (13), em frente ao prédio da Associação, em Brasília. No ato os reitores receberam a representação da Fasubra e solicitaram ao CNG um ofício detalhando os itens de acordo da greve de 2012.
A medida está sendo realizada pelos comandos locais de greve em todo o país com o objetivo de sensibilizar os reitores para que apoiem o movimento e solicitem abertura de negociação junto ao governo federal.
Ainda na manhã de sexta-feira (16), o CLG/Sintesam fez uma visita à diretoria do Instituto de Ciências Exatas da instituição (ICE) para apurar informações de que os técnico-administrativos em greve, daquela unidade, estariam tendo faltas imputadas no boletim de frequência.
O CLG/Sintesam explicou ao diretor do ICE, professor Cícero Augusto Mota Cavalcante, que o motivo do encontro era de diálogo para constatar as informações e tentar solucionar possíveis conflitos da greve. “Estamos à disposição de qualquer diretor de unidade para conversar e buscar a solução de conflitos”, afirmaram.
Pontos da greve nacional foram esclarecidos pelo Comando Local, assim como um relato sobre a tradição de negociações com o governo federal quanto aos dias de paralisação.
O reconhecimento da legitimidade da greve da categoria pelo Conselho Universitário da Ufam (Consuni) foi ressaltado pelo Sintesam. A entidade prometeu tomar as providências cabíveis, caso seja confirmada a imputação de faltas aos servidores de greve da unidade.
CALENDÁRIO DA SEMANA
2ª Feira (19/05)
Manhã e Tarde – Reunião do CLG para estudar e avaliar o contrato da UFAM com a EBSERH
3ª feira (20/05)
Manhã - Assembleia de Greve Temática (turno ininterrupto de seis horas) na Faculdade de Ciências Agrárias. 9h.
Tarde – Visita às salas de aula dos calouros
4ª feira (21/05)
Manhã – Panfletagem no HUGV sobre a EBSERH
Tarde – Reunião do CLG/Sintesam na CIS (Comissão Interna de Supervisão da Carreira)
5ª feira (22/05)
Manhã – Assembleia de Greve no hall do ICHL. 9h
Tarde – Visita às salas de aula dos Calouros
6ª feira (23/05)
Manhã – Assembleia de greve temática (EBSERH) na Faculdade de Medicina
Tarde – Reunião do CLG/Sintesam na CIS (Comissão Interna de Supervisão da Carreira)
Fonte: Sintesam |