Em apenas uma hora de abertura do segundo dia do pleito para escolha da nova diretoria da ADUA e do ANDES-SN, nesta quarta-feira (14), quatro docentes se filiaram à seção sindical local e outros quatro legitimaram o direito de voto nos novos representantes da categoria na gestão 2014-2016. Ao longo de todo o dia, enquanto professores de várias unidades acadêmicas participavam do pleito, dezenas de professores manifestavam interesse em sindicalizar-se.
O professor Tiago Jacaúna, do departamento de Ciências Sociais e recém-ingresso na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), passava próximo à seção eleitoral do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) quando manifestou interesse em se associar à entidade. “A Adua é uma associação representativa dos professores que luta não só pela categoria como pelos universitários e pela melhoria da qualidade do ensino superior. Entrei há um ano na Ufam, mas já conhecia o trabalho da Adua e inclusive como aluno participei de muitas manifestações por ela organizadas”, afirmou Jacaúna, destacando que não havia se filiado antes por falta de tempo.
A professora doutora Cláudia Guerra Monteiro, da Faculdade de Educação (Faced) também aproveitou o local de votação na Faced/ Faculdade de Estudos Sociais (FES) para preencher a ficha de adesão à Adua e aprovar a iniciativa da seção sindical. “Acho que essa ficha de filiação deveria ter chegado antes. Nunca conseguia passar na sede da Adua e concretizar o meu desejo. Agora está sacramentado”, disse.
Docente responsável pela urna no local, Jonise Santos, empossada no cargo em outubro do ano passado, foi outra que também garantiu o título de associada.
O professor do Departamento de História da Ufam, Ricardo Bessa Freire foi quem abriu os trabalhos, neste segundo dia de eleições. Na urna 5, lotada no ICHL, o docente votou, destacando a importância de todos os associados participarem do pleito. “Votar é especial, sobretudo porque se trata da eleição do sindicato mais democrático do país, o ANDES-SN, que não se deixa levar pela oposição e onde os associados têm direito a voz e voto”, afirmou.
Docente do curso de Economia, Anderson Litaiff além de votar, ressaltou o comprometimento das chapas que participam do pleito, em especial no período delicado pelo qual a categoria passa. “Nesse período de negociação, levando em conta que nossas reivindicações de 2012 não foram atendidas, é importantíssima esta eleição”, frisou.
Durante todo o dia, professores que integram o Comando Local de Mobilização realizaram abordagem a novos docentes, distribuindo fichas e itens do ‘kit de filiação’ preparado pela entidade, com intuito de agregar mais forças ao movimento docente. “A eleição não representa pura e simplesmente um processo para escolha da nova diretoria da seção sindical e do Sindicato Nacional, mas é um momento para mobilizar os professores e estimulá-los a tomar parte nas decisões da categoria e se integrar cada vez mais na luta em defesa da universidade”, disse o presidente da Adua, José Belizario. Para ele, esse é um momento para mostrar que o sindicato segue firme na luta.
Fonte: Adua |