Mais de cem professores compareceram às urnas no primeiro dia do pleito para a nova diretoria da ADUA e do ANDES-SN, de acordo com o balanço parcial divulgado pela Comissão Eleitoral Central (CEC). A expectativa é que dezenas de votantes participem das eleições nesta quarta-feira (14), último dia da votação.
“Como sindicalizado, me sinto na obrigação de vir não apenas votar, mas colaborar para que esta entidade continue defendendo o direito dos docentes e a educação de qualidade. O Sindicato Nacional e a ADUA estão contribuindo para a transformação da sociedade para um nível melhor”, avalia o professor aposentado Osvaldo Coelho, o primeiro presidente da ADUA e primeiro associado a votar.
Ele participa todas as quartas-feiras, na sede da entidade, dos encontros do Movimento Educar para a Cidadania, que discute os problemas da universidade, da cidade e da sociedade em geral. “A Adua é o local onde a gente pode não apenas conversar com os colegas, mas discutir os problemas da categoria e da comunidade em geral, propondo soluções para a educação no Estado e no país”, completou.
A professora Maria Izabel Heckmann, presidente da Comissão de Combate ao Assédio Moral na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) votou em trânsito na urna disponível na Faculdade de Direito e explica o motivo da participação no pleito. “O ato de votar reforça o compromisso que o sindicato tem conosco na luta por nossos direitos e bem-estar do servidor. Se não apoiamos, como melhorar?!”, questionou.
Votação
As eleições acontecem por votação direta e secreta. Podem exercer o direito ao voto, os professores sindicalizados até o dia 14 de março e em dia com as contribuições sindicais, de acordo com o Regimento Eleitoral. Ao todo serão 13 urnas – duas a mais que o último pleito –, sendo oito na capital e cinco nas unidades acadêmicas fora da sede (confira na lista abaixo).
Em todas elas, o pleito será aberto às 10h. Naquelas que funcionam em três turnos, as eleições encerrarão às 20h. Nas demais, as urnas ficarão abertas até às 17h.
“É importante que todos os sindicalizados participem, pois a ADUA é que representa legalmente a categoria e, em âmbito nacional, o ANDES-SN, ambos na defesa dos direitos dos professores e ainda na luta pela melhoria da educação superior pública, de qualidade e socialmente referenciada, portanto a ADUA”, afirmou o presidente da Adua, José Belizario, integrante da CEC.
Seções Eleitorais
Urna 1 – Odontologia, Medicina e Farmácia
Urna 2 – Enfermagem
Urna 3 – FCA, ICB, FAPSI e FEFF
Urna 4 – FACED e FES
Urna 5 – ICHL
Urna 6 – FD, FT, ICE e IComp
Urna 7 – Unidade de Itacoatiara
Urna 8 – Unidade de Coari
Urna 9 – Unidade de Parintins
Urna 10 – Unidade de Humaitá
Urna 11 – Unidade de Benjamin Constant
Urna 12 – Adua/Aposentados
Urna 13 – Reitoria
Fonte: Adua |