Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) escolheram a noite de sexta-feira, 10, como palco de um protesto contra a falta de iluminação no campus. O motivo foi a onda de insegurança facilitada pela escuridão na área. Os casos de roubo dentro da universidade se tornaram uma constante e acontecem em locais diversos como estacionamentos e salas de aula.
Munidos de velas acesas e cartazes, os estudantes realizaram um abaixo-assinado com 80 assinaturas dirigido à reitora, professora Márcia Perales.
Em entrevista ao Portal D24, o presidente do Centro Acadêmico de Economia, Rogério Aguiar, afirmou que espera resultados, tal como em outros momentos na Ufam: “O problema dos buracos no asfalto [na estrada do campus] já estão sendo resolvidos e agora queremos solução na melhoria da iluminação e da segurança”, afirmou.
Sérgio Salevi Cohen, diretor da Divisão de Energia da Prefeitura do Campus, afirma que o problema será resolvido. “Não é permitido estocarmos material de reposição para a rede elétrica no campus”, explica Sérgio, “mas planejamos agora um contrato com uma empresa de manutenção que preveja a substituição imediata do material danificado”.
De acordo com o diretor, em dois meses sairá a licitação para escolher a empresa, que fará a manutenção da rede elétrica, subestações e cabeação. Até lá, alunos e professores precisam de cuidado redobrado ao caminhar pelo campus.
Fonte: Adua-SS |