Após debates, mesa-redonda com educadores, intervenções e agitação virtual, encerra nesta sexta-feira (10) a Semana Nacional em Defesa da Educação Pública e Contra os Cortes Orçamentários. A última programação inclui exibição do filme “Abraço”, panfletagem e apresentações artísticas, às 18h (horário de Brasília), na Praça do Cidadão (Projeto Jovem de Expressão), na Ceilândia, na capital federal. A Semana agregou ainda a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32).
Dia Nacional de Luta
Durante toda a semana, o ANDES-SN em conjunto com outras entidades, realizaram ações para foram realizadas. Uma delas foi a manifestação, na quarta-feira (8), pelo Dia Nacional de Luta Contra a PEC 32, em frente à casa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na capital federal. Os e as manifestantes, usando máscaras com imagens de ratos e com o rosto de Lira, realizaram uma “chuva” de papéis em forma de cédula, simbolizando a compra de votos por meio do Orçamento Secreto.
Na ocasião, Lira enviou um recado por meio da assessoria, questionando o motivo da manifestação e afirmando que “ele já havia esquecido da PEC 32”. Em resposta, a secretária geral do ANDES-SN, Regina Ávila, afirmou que o presidente deveria vir falar pessoalmente com a comitiva e enviar um documento oficial dizendo que a Reforma Administrativa está enterrada.
A construção da Semana foi encaminhada em reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino de Ensino Superior (IEES/Imes) e está sendo realizada em unidade com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet).
PEC 32
Agregada à Semana, a Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa tem cumprido seu papel de fazer resistência ao ataque do governo Bolsonaro contra os serviços públicos brasileiros. Iniciadas em setembro deste ano, as atividades da Jornada vêm incluindo protestos em rodoviárias, aeroportos, Anexos da Câmara dos Deputados e aos Ministérios da Educação, da Economia e Ciência e Tecnologia em Brasília, e em outros estados. Os atos contam a presença do ANDES-SN e de suas seções sindicais do ANDES-SN – incluindo a ADUA – e outras entidades representativas do funcionalismo público.
Podendo ser votada a qualquer momento no Plenário da Câmara, a PEC 32 continuará sendo combatida pela categoria, que mantém a vigília em defesa da saúde, do emprego, do transporte e da educação, até que a PEC 32 seja derrubada.
Foto: Sinasefe
Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN
|