Inicia na segunda-feira (6) a Semana Nacional de Luta em Defesa da Educação e contra os Cortes Orçamentários, do ANDES-SN. A atividade é realizada no contexto da campanha do sindicato nacional “Defender a Educação Pública é nossa escolha para o Brasil”. Em paralelo, serão realizadas atividades em Brasília (DF), reforçando a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), que ataca os serviços públicos, inclusive na área de Educação.
“Indicamos a importância da mobilização das seções sindicais, enviando representantes a Brasília/DF e, também, realizando atos nos municípios, nas Instituições de Ensino Superior, Institutos Federais, Cefets, Colégios de Aplicação, etc”, afirmou a entidade.
O ANDES-SN reforçou, ainda, o chamado às seções sindicais para realização de atividades no dia 9 de dezembro (quinta-feira), que podem envolver faixaços, rodas de conversas, panfletagem, atos públicos, entre outros. As ações de mobilização serão transmitidas por live pela página da ADUA no Facebook e pelos canais de comunicação do ANDES-SN (Facebook e YouTube). Durante a Semana também será intensificada a campanha digital em defesa da educação.
A construção da Semana foi encaminhada na última reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino de Ensino Superior (IEES/Imes) e está sendo realizada em unidade com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet).
Programação completa:
06/12 (segunda-feira)
16h – Atividade Cultural no Plano Piloto – Viva a Educação Pública! Viva Paulo Freire
Local: Rodoviária do Plano Piloto
07/12 (terça-feira)
18h - Debate “Defender a Educação Pública. Essa é a nossa escolha para o Brasil”.
• Saudação das entidades sindicais da educação e do movimento estudantil: Sinasefe, Fasubra, UNE, Fenet, CNTE, Ubes;
• Mesa com educadores/as indígena, quilombola e da educação do campo.
Local: Espaço Memória da Sede do ANDES-SN, 3º andar
08/12 (quarta-feira)
• Intervenções políticas relacionando a PEC 32 com a destruição da educação pública
• Publicação de vídeos específicos relacionados a essa consequência
09/12 (quinta-feira)
Manhã: Rodas de conversas nas seções sindicais, com cobertura da imprensa do ANDES-SN
14h - Roda de conversa, com participação de movimentos sociais, de juventude e sindicais. Intervenções culturais com as mais diversas expressões artísticas e show de encerramento.
Local: Em frente ao MEC
10/12 (sexta-feira)
16h – Atividade cultural e política com a exibição do filme “Abraço” e panfletagem
Local: Ceilândia
Fonte: com informações do ANDES-SN
|