Os servidores públicos federais promovem nesta quinta-feira (16/6), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), mais uma marcha unificada para pressionar o governo federal a atender às pautas de reivindicações das categorias. A concentração para o ato está programada para as 9 horas, em frente à Catedral Metropolitana.
Na pauta unificada dos servidores, eles protestam contra qualquer reforma do Estado que retire direitos dos trabalhadores, exigem uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações, além da definição da data-base em 1º de maio.
Reivindicam também a retirada dos Projetos de Lei, Medidas Provisórias e Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos (PLP 549/09, PLP 248/98, PLP 92/07 e demais proposições), a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas e o cumprimento por parte do governo dos acordos já firmados.
Além desses seis eixos da pauta comum unificada, os trabalhadores exigem, ainda, a negociação de fato das pautas específicas de cada categoria. Nas três reuniões já realizadas entre os representantes do fórum que aglutina o movimento unificado dos servidores e do governo, não houve avanço.
Fonte: ANDES-SN |