Os docentes interessados em concorrer à diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), gestão 2014-2016, têm somente até a próxima segunda-feira (14) para efetuar, na sede da seção sindical, as inscrições das chapas compostas obrigatoriamente por sete nomes. Concluída a fase de inscrição, os candidatos terão de 15 de abril a 12 como prazo para a realização de campanha eleitoral.
A formação das chapas deverá conter nomes para as funções de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro e 2º tesoureiro. A ficha de inscrição e o regimento estão disponíveis no site da Adua e na secretaria da seção sindical. O pleito está marcado para os dias 13 e 14 de maio, concomitantemente com a escolha da nova direção do ANDES-SN.
Segundo a professora Ana Cristina Martins Fernandes, membro da Comissão Eleitoral Central (CEC), neste ano, a eleição da Adua terá duas novidades. “A primeira será a participação de docentes de uma nova unidade acadêmica da Ufam, o Instituto de Computação, criado há menos de dois anos. Os professores do Icomp vão votar em uma urna que contempla também as Faculdades de Direito e de Tecnologia e ainda o Instituto de Ciências Exatas”, afirmou.
A outra é a instalação de uma urna no prédio da Reitoria, para que os docentes que atuam junto à Administração Superior, não precisem se deslocar até suas unidades acadêmicas de origem. Para os professores aposentados uma urna será disponibilizada, na sede da Adua. As unidades fora da sede contarão com uma urna cada. “A Comissão está tomando todas as providências para que o pleito seja realizado sem intercorrências”, completou a docente.
A expectativa da Comissão é que, diferente de pleitos anteriores, mais de uma chapa se inscreva no processo eleitoral. Conforme o Regimento Eleitoral, podem ser candidatos nas eleições os professores pertencentes ao quadro de sindicalizados e em dia com as contribuições mensais. De igual forma, estão aptos a votar os que se encontram nas mesmas condições. Atualmente, a Adua possui cerca de 900 professores associados.
“É importante que todos os sindicalizados participem, pois a Adua é que representa a categoria legalmente no âmbito local e, em âmbito nacional, por meio do Andes-SN”, afirmou o presidente da Adua, professor José Belizario, que também compõe a CEC, juntamente com as professoras Patrícia Sampaio, escolhida em AG, e Ana Cristina Fernandes Martins, integrante do Conselho de Representantes da Adua (Crad) nas unidades acadêmicas.
A diretoria da seção sindical representa os professores perante a administração superior da Ufam, governo federal e sociedade, na luta por melhores condições de trabalho e na defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.
Confira o Calendário Eleitoral
Período de inscrição: 24/03 a 14/04/14
Período de campanha eleitoral: 15/04 a 12/05/14
Eleições: 13 e 14 de maio
Fonte: Adua |