Com o objetivo de organizar a luta contra a Reforma Administrativa, servidores públicos e servidoras públicas das esferas municipal, estadual e federal realizaram, no sábado (13), a Plenária Nacional contra a PEC 32. O encontro foi transmitido ao vivo e está disponível no canal da campanha Contra PEC32 no YouTube.
O projeto de desmonte do serviço público voltou a pauta do governo, após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021, conhecida como “PEC do Calote”, na Câmara dos(as) Deputados(as), na terça-feira (9).
Em afronta, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na quinta-feira (11), que a meta é aprovar a PEC 32 até o fim do ano. Diante deste cenário, a convocação é para que todas as categorias do setor público participem das mobilizações contra a proposta.
Plenária
Na reunião foram denunciadas as estratégias do governo para tentar conseguir votos para aprovar a proposta, como negociações diretas com os e as parlamentares e ameaças de não recebimento de emendas para àqueles que votarem contra. Até R$ 20 milhões em emendas poderão ser disponibilizadas para tentar conseguir apoio dos deputados e das deputadas.
Também foi criticado o discurso de condicionamento de investimentos nas áreas sociais à aprovação de propostas precarizantes, como a PEC 23/21, que formaliza o calote nas contas públicas e a PEC 32/20, que destrói os serviços públicos, com prejuízos diretos na educação e saúde. Por isso, foi reiterada a urgência na derrubada dessas propostas e da Emenda Constitucional 95 (do teto de ‘gastos’).
A CSP-Conlutas reforçou a necessidade da construção de uma greve geral do funcionalismo contra os ataques do governo Bolsonaro.
A orientação é para o fortalecimento das mobilizações nas ruas, nos aeroportos, nas redes sociais, com pressão direta aos(às) parlamentares e divulgação de informações sobre os perigos da PEC 32 para a população em geral.
Semana de luta
As categorias das esferas do funcionalismo têm protagonizado uma intensa luta contra a Reforma Administrativa. Acompanhe a programação da semana de lutas em Brasília.
16 /11: Terça-Feira:
Nos Estados – Manter as atividades de pressão nos aeroportos de partida dos (as) deputados (as) e senadores (as)
7 horas – Aeroporto de Brasília com tambores e ritmos Afro + Máscaras + Totens + lenços pretos + faixas: “Nem 23 nem 32, quem votar não volta”
14 horas – Anexo II da Câmara dos Deputados
17/11 – Quarta-feira
9 horas – Concentração no Espaço do Servidor – Esplanada dos Ministérios – Bloco C
14 horas – Anexo II da Câmara dos Deputados
Apresentação Capoeira e Tambores
18/11 – Quinta-feira
10 horas – Anexo do Senado Federal.
Ato com os Senadores e Senadoras contra a PEC 23 (Calote dos Precatórios)
Para se manter informado sobre a luta contra a Reforma Administrativa acesse o site contrapec32.com.br, e fortaleça a agitação virtual nas redes sociais com o compartilhamento da hashtag #PEC32NÃO.
Foto: ANDES-SN
Fontes: com informações do ANDES-S, CSP-Conlutas e da CSPB.
|