Os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) interessados em participar do processo eleitoral para a diretoria da ADUA, gestão 2014/2016, têm até o dia 14 de abril para efetuar a inscrição de chapa. Só podem concorrer ao pleito e exercer o voto docentes sindicalizados até o dia 14 de março e em dia com as contribuições sindicais, de acordo com o Regimento Eleitoral. Atualmente, a seção sindical conta com 914 filiados.
As chapas devem ser compostas por sete nomes, para as funções de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro e 2º tesoureiro. A ficha de inscrição e o regimento estão disponíveis no site da seção sindical e na secretaria da Adua. A eleição será realizada nos dias 13 e 14 de maio.
De acordo com a professora Ana Cristina Martins Fernandes, integrante da Comissão Eleitoral Central (CEC), o processo de escolha da nova diretoria da seção sindical do ANDES-SN no Amazonas terá duas novidades. “A primeira será a participação de docentes de uma nova unidade acadêmica da Ufam, o Instituto de Computação, criado há menos de dois anos. Os professores do Icomp vão votar em uma urna que contempla também as Faculdades de Direito e de Tecnologia e ainda o Instituto de Ciências Exatas”, afirmou.
“A outra é a instalação de uma urna no prédio da Reitoria, para os docentes que atuam junto à Administração Superior, evitando assim deslocamentos para suas unidades acadêmicas de origem”, acrescentou a integrante da Comissão Eleitoral. Já os professores aposentados terão à disposição uma urna na sede da Adua. Além disso, haverá uma urna em cada unidade fora da sede. “A Comissão está tomando todas as providências para que o pleito seja realizado sem intercorrências”, completou.
A expectativa da Comissão é que, diferente de pleitos anteriores, mais de uma chapa de inscreva no processo eleitoral. “O processo democrático, com mais de uma chapa concorrendo, pode estimular mais participação, organização e mobilização dos professores para que o pleito seja enriquecido”, disse.
De acordo com o calendário divulgado pela CEC, o pleito reúne etapas previstas para ocorrer em um prazo de aproximadamente 50 dias. Após a inscrição das chapas, o período de campanha seguirá de 15 de abril a 12 de maio. Nos dois dias seguintes, os professores filiados à Adua devem ir às urnas para eleger a nova diretoria da seção sindical e do Sindicato Nacional.
A diretoria da seção sindical representa os professores perante a administração superior da Ufam, governo federal e sociedade, na luta por melhores condições de trabalho e na defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.
Confira o Calendário Eleitoral
Período de inscrição: 24/03 a 14/04/14
Período de campanha eleitoral: 15/04 a 12/05/14
Eleições: 13 e 14 de maio
Fonte: Adua |