A luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e o retorno às aulas presenciais estão entre os temas que serão abordados na próxima reunião conjunta do Setores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/Imes) do ANDES-SN. O encontro virtual irá ocorrer na quinta-feira (18/11), das 9h às 18h (horário de Brasília).
O ANDES-SN vem encabeçando a luta nacional contra a Reforma Administrativa juntamente com outras entidades como a CSP-Conlutas e o Fonasefe. O Sindicato Nacional participa, desde setembro, da Jornada de Lutas contra a PEC 32 em Brasília (DF), que inclui atividades como “recepção” a parlamentares no aeroporto, visitas a gabinetes de deputados(as) e passeatas pelas ruas da capital federal. O objetivo agora é organizar as atividades até o recesso da Câmara.
Ainda em meio à pandemia da covid-19 e sem o esquema vacinal completo de boa parte da população, outro tema que merece debate da categoria é o retorno às atividades presenciais. Diversas nas instituições de ensino superior públicas do país, incluindo a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), já anunciaram a retomada em 2022.
A pauta da reunião inclui ainda a campanha do ANDES-SN “Defender a Educação Pública, essa é nossa escolha”. A área sofre sucessivos ataques do governo Bolsonaro como perseguições a docentes e pesquisadores; novos cortes orçamentários e inclusive a possibilidade de aprovação da PEC 32, medida que ameaça a garantia da Educação Pública no país. Neste sentido o ANDES-SN fortalece a campanha que pode ser acessada em www.eudefendoaeducacao.com e pelos perfis no Facebook (/eudefendoaeducacaopublica) e Instagram (/eudefendoaeducacaopublica).
Pauta completa da reunião:
1. Informes Nacionais;
2. Informes da Assessoria Jurídica Nacional (AJN);
3. Conjuntura: Luta Contra PEC 32 e retorno presencial nas instituições
4. Campanha Nacional: “Defender a Educação Pública é nossa escolha para o Brasil”;
5. Encaminhamentos.
Fonte: com informações do ANDES-SN
|