Mais do que um dia celebrativo, o 15 de outubro é dia de luta para a categoria docente. Em todo o Brasil, milhares de professores e professoras estão em defesa da Educação Pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. Nas salas de aulas e nas ruas a grande luta continua, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da covid-19 e pelos ataques que o governo tem feito à categoria da educação.
Agentes do Estado brasileiro diariamente praticam agressões e perseguições, de natureza física e ideológica contra professoras e professores. Atacam a liberdade ensino, a autonomia universitária e a democracia. Impõem cortes nos orçamentos, congelamento de progressões e promoções, e tentativa de desmonte do funcionalismo público com a proposta de Reforma Administrativa (PEC 32). Mas a tudo isso, os e as docentes resistem como um forte.
Em nota pública, neste 15 de outubro, a ADUA reafirma a defesa da dignidade e da vida de cada professora e de cada professor da Ufam.
“Nós seguiremos firmes, professoras e professores, porque lutamos no presente e jamais cederemos o futuro aos que nos querem roubar vida e dignidade”, afirma a diretoria da seção sindical.
A profissão docente é essencial para a vida de cada estudante, que por meio da educação, pode realizar transformações significativas na sociedade, e por isso é atacada de todas as formas. Diante dessa realidade, o Sindicato Nacional (ANDES-SN) mantém a bandeira em defesa da vida e dos direitos da classe trabalhadora, em unidade de luta, sem medo de mordaças.
“Nesse dia 15 de outubro, saudamos a trajetória de luta, força e resistência da nossa categoria docente, organizada há 40 anos no ANDES-SN. Celebramos a nossa capacidade de ousar, de lutar e de defender a Universidade Pública Brasileira, um dos maiores sistemas públicos e gratuitos de ensino superior da América Latina”, afirma o ANDES-SN.
Para todos os dias do ano, o presente para professores e professoras é a garantia da Educação Pública para todos e todas.
Professor e professora, parabéns pelo seu dia! A luta continua!
Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN.
Leia também:
Campanha "Defender a Educação Pública" ganha site e perfis em redes sociais
Reforma Administrativa: ADUA mantém mobilização na Jornada de Lutas no DF
|