Os servidores técnico-administrativos da UFPA entraram em greve, por tempo indeterminado, na manhã desta segunda-feira (17). O movimento grevista é nacional e é uma resposta ao não cumprimento do acordo salarial firmado com o governo Dilma no final da greve da categoria em 2012.
O primeiro dia de greve dos servidores foi marcado por atos públicos e panfletagens no portão da Estação de ônibus da UFPA e em frente ao Hospital Universitário João de Barros Barreto. Os diretores da ADUFPA estiveram presente nos portões, manifestando solidariedade à greve dos técnico-administrativos e convocando os docentes para a paralisação nacional do dia 19 de março.
No Pará, a greve já conta com a adesão dos técnico-administrativos da UFPA e das Universidades Federais Rural da Amazônia (Ufra) e do Oeste do Pará (Ufopa). Em nível nacional, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Instituições Federais de Ensino (Fasubra) ainda está fazendo um levantamento para obter um panorama sobre a adesão ao movimento.
A greve dos técnico-administrativos foi aprovada em plenária nacional nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Brasília, e referendada pelos servidores da UFPA, no último dia 12 de março, durante assembleia geral. Segundo a Fasubra, já “foram realizadas reuniões com o governo federal, representado pelos Ministérios da Educação (MEC) e Planejamento (MPOG), mas não houve atendimento total da pauta de reivindicações”.
Fonte: Adufpa |