A CSP-Conlutas e suas entidades filiadas, em conjunto com outras entidades como a CUT Pode Mais, a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) e do setor majoritário da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), convocam para o próximo mês o Encontro Nacional do Espaço de Unidade de Ação. Na última terça-feira (18), representantes de vários setores que compõe o Espaço se reuniram em Brasília (DF) para tratar da organização do evento, que acontecerá dia 22 de março, em São Paulo (SP).
Sob o lema “Reforçar a unidade para fortalecer a luta. Basta de privilégios para a Fifa, grandes empresas e bancos. Queremos saúde, educação, transporte público, moradia e respeito aos diretos do povo”, todas as organizações e movimentos sindicais, populares, culturais, da juventude de luta contra as opressões, que compartilham da mesma compreensão, serão convidadas a participar do encontro.
O objetivo do encontro é avançar na construção da unidade para fortalecer as lutas que estão em curso e as que virão, bem como para buscar a unificação dos calendários e bandeiras e realizar grandes manifestações durante o período da Copa do Mundo.
Segundo Sebastião Carlos (Cacau), coordenador da CSP-Conlutas, a ideia é reunir o maior número de representantes dos mais diversos setores de luta para uma grande jornada de mobilizações. “A expectativa é termos cerca de 2 mil pessoas entre militantes dos vários movimentos sindical, social e popular”, comenta.
O encontro será realizado na Quadra da Escola de Samba Mancha Verde, na região da Barra Funda, zona oeste da capital paulista. A próxima reunião de organização do Encontro Nacional do Espaço Unidade e Ação está marcada para o dia 10 de março, na sede da Condsef, em Brasília (DF).
Em 2013, no dia 24 de abril, os movimentos que compõe o Espaço Unidade de Ação realizaram uma grande marcha à Brasília e levaram mais de 20 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios.
Fonte: ANDES-SN |