Centralidade da luta e Políticas Sociais foram os temas debatidos nos grupos mistos nesta terça-feira (11), durante o segundo dia do 33º Congresso do ANDES-SN, sediado no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Até o próximo sábado (15), docentes de todo o país estarão reunidos em São Luís, e definirão o plano de lutas de 2014 do Sindicato Nacional.
O 33º Congresso tem como tema central ANDES-SN na defesa dos direitos dos trabalhadores: organização docente e integração nas lutas sociais. Os observadores e delegados passaram esta terça (11) reunidos para discutir os Textos de Resolução (TR) dos dois temas, que compõem o Caderno e o Anexo ao Caderno de Textos.
Para esta quarta-feira (12), o cronograma do 33º Congresso prevê a realização de duas plenárias. À noite, os delegados, observadores e convidados estarão reunidos novamente nos grupos mistos, que discutirá as Questões Organizativas e Financeiras do Sindicato Nacional.
Manifestação
Moradores do bairro de Sá Viana, região de Itaqui-Bacanga (MA), área próxima à entrada da UFMA, fecharam a ponte Bacanga, área de acesso à universidade, durante manifestação na manhã desta terça (11), contra a ameaça da prefeitura de São Luís em retirar cerca de mil famílias das áreas mais baixas da região.
De acordo com os moradores, durante o verão ocorreram alagamentos na área. “Isso acontece porque a prefeitura não faz manutenção na barragem. Agora querem nos transferir para apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida”, desabafou um dos manifestantes.
* Com colaboração da Adufes - Seção Sindical
Fonte: ANDES-SN |