Acompanhe nesta quarta-feira (1º) a live “Barrar a MP 1.045 e o aumento da precarização, exploração e opressão nas relações de trabalho”, a partir das 18h (horário de Manaus), na página da no Facebook e no canal no YouTube da CSP-Conlutas. A medida é uma nova reforma trabalhista com brutais ataques aos direitos à classe trabalhadora brasileira, que já sofre com o desemprego, a fome e a pandemia da covid-19.
Os convidados e as convidadas discutirão sobre os efeitos dos principais “jabutis” (alterações sem relação direta com o objetivo inicial da proposta) incluídos na Medida Provisória 1.045 e o impacto desses ataques na vida da população com a precarização das condições de trabalho.
Participam do encontro a jornalista e editora do Alma Preta Jornalismo, Nataly Simões; a integrante da Congregação Franciscana de Maristella, Irmã Alcimara; o juiz e professor de direito na USP, Marcus Orione; e o dirigente da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes. A mediação do diálogo será feita pela integrante do Movimento Mulheres em Luta, Marcela Azevedo e pela presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura.
Em tramitação no Senado, a MP 1.045 teve aprovação na Câmara dos Deputados no dia 10 de agosto. A medida não apenas reedita o programa emergencial que permite as empresas suspenderem contratos e reduzirem salários, como cria programas que consentem a redução de salários, o aumento da jornada de trabalho e a eliminação de direitos trabalhistas e previdenciários.
Fonte: com informações da CSP-Conlutas
Leia também:
#CaducaMP1045: Centrais sindicais pressionam Senado para evitar novo golpe aos trabalhadores
|