Na próxima segunda-feira (16), a Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN chama ato contra a aprovação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A atividade será realizada às 9h, no Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, mesmo horário e local da reunião do Conselho Universitário que irá deliberar sobre o tema.
De acordo com a presidente da Adunirio, Seção Sindical do ANDES-SN, Viviane Narvaes, além de não ter participado de nenhum dos debates realizados pela Comissão dos três segmentos da universidade nem da audiência pública realizada pelo Ministério Público para debater o tema, o reitor da Unirio, Luiz Pedro Jutuca, também desrespeita acordo firmado entre a Administração da Universidade e a comunidade acadêmica, que previam quatro Conselhos Universitários para debater a Ebserh antes de sua aprovação. Desse modo, o Consuni de segunda-feira (16) não poderia ser deliberativo.
“O reitor da Unirio convocou esse conselho no apagar das luzes de 2013, com a universidade praticamente esvaziada, contando com a pouca mobilização nesse período para passar uma política que nem de longe é consenso na universidade. Nos três debates que realizamos, a posição majoritária da comunidade acadêmica era de contrariedade à Ebserh, mas não tem jeito. O que eles querem é a privatização do HUGG, utilizando, inclusive, da boa fé de alguns professores que querem ver o hospital funcionando. Por isso, na segunda-feira, contamos com o apoio de todos para barrarmos a Ebserh na Adunirio”, finaliza Viviane.
Fonte: ANDES-SN |