Na próxima terça-feira (17), o movimento docente das três estaduais do Ceará – Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) -, realizará uma assembleia geral para discutir os rumos da paralisação após audiência na noite de segunda-feira (9) entre uma comissão representativa dos segmentos de professores, técnicos e estudantes e o governador Cid Gomes, que se propôs a negociar a pauta.
A audiência foi convocada pelo governador após reunião com o Comitê Solidariedade e Apoio às Universidades Cearenses, composta por intelectuais e personalidades, que incluem o cineasta Rosemberg Cariri, Dom Edmilson e parlamentares cearenses e representantes da Comissão de Juízes pela Verdade.
Pela primeira vez após a deflagração da greve unificada das estaduais cearenses, o governo admite negociar apresentando elementos da pauta, indicando real movimentação no sentido de atender reivindicações, como realização de concurso público, correção dos vencimentos dos servidores e disposição de recursos para plano de assistência estudantil. Mesmo em relação ao ponto da Faculdade de Educação de Itapipoca, há margem para negociação no sentido da expansão desta unidade da Uece.
A audiência também discutiu os seguintes pontos de pauta: a regulamentação do PCCV dos docentes, a reestruturação das tabelas salariais dos servidores, concurso público e o plano de assistência estudantil. O ponto de maior dificuldade para a negociação foi a cessão do prédio que abrigaria a Fatec para o campus da Uece em Itapipoca (CE). De modo geral, o governador se dispôs a negociar com os três segmentos, e estabeleceu como condição a suspensão da greve.
Em assembleia na última terça-feira (10), os docentes da Uece apreciaram os pontos tocados na audiência com o governador e deliberou pela continuidade da greve. Durante esta semana, uma comissão representativa dos três segmentos paralisados na Uece elaborará um documento com dados adicionais fornecidos pela reitoria com a finalidade de apresentar proposta ao governo. Na UVA, o Comando de Greve também realizou uma reunião para falar sobre a audiência com o governo do estado.
* Com informações do Sinduece e Sindiuva, Seções Sindicais do ANDES-SN
Fonte: ANDES-SN |