Começa nesta terça-feira (03), às 19h (horário de Brasília), o Seminário 100 anos de nascimento de Paulo Freire, com o tema "A educação como prática de liberdade”. A programação segue até sexta-feira (06), com transmissão ao vivo pelo canal do Grupo de Pesquisa "Quo Vadis”. O evento terá a palestra “O legado de Paulo Freire para Educação”, proferida pela escritora e viúva do educador e filósofo, Ana Maria Freire.
O seminário é organizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com as universidades estaduais de Maringá (UEM) e do Oeste do Paraná (Unioeste), e contará com participação de docentes, pesquisadores e pesquisadoras da área da educação de todo o país que vão debater a pedagogia de Paulo Freire.
A palestra de abertura tem como tema “Os caminhos da Educação Popular nos tempos de Paulo Freire e os seus dilemas nos dias de hoje”, proferida pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Instituto Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão. Entre outros tópicos abordados nas mesas de diálogo estão: “A experiência no movimento sindical e com a população em situação de rua” e “A experiência do trabalho na educação básica”.
O evento é gratuito, com emissão de certificado de 20 horas de participação.
Fontes: com informações de Redação Bonde e Jornal online da UEL, O Perobal.
|