O Comitê Executivo da Campanha dos 10% do PIB para a Educação Pública Já! irá se reunir em São Paulo para deliberar sobre o formato do material de divulgação (impresso, vídeo e slogan) oficial do Encontro Nacional de Educação e das suas plenárias estaduais. Vai definir também a metodologia a ser adotada nos encontros. A reunião está prevista para ocorrer na segunda-feira (9), às 14h, na sede da Regional do ANDES-SN, situada na Rua Amália de Noronha nº 308- Jardim América e o telefone é (11) 30613442.
“Vamos fechar o material de divulgação que deverá ser eletrônico e ter quatro páginas. As entidades que quiserem imprimi-lo terão de seguir o padrão que vamos definir nessa reunião. A princípio, na capa será a divulgação dos encontros e, no verso dela, um texto com a denúncia do Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para ser votado no dia 11 de dezembro no Senado Federal. As demais páginas ficarão à disposição para as entidades que pretendem publicar alguma coisa do interesse delas”, explica Elizabeth Barbosa, 2ª vice-presidente da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN e professora de enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Encontro Nacional de Educação
Previsto para ocorrer em agosto de 2014, o Encontro Nacional de Educação (ENE) será precedido dos encontros estaduais preparatórios e terá “o objetivo de fazer o contraponto às Conferências Municipais, Intermunicipais e Estaduais de Educação, que o governo vem realizando durante este ano, à Conferência Nacional de Educação (Conae) – prevista para ocorrer em abril de 2014 – e ao projeto de educação do governo federal consolidado no PNE”, informa a professora.
Os encontros preparatórios estão pautados para discutirem sete eixos centrais: a privatização e mercantilização da educação – das creches à pós-graduação; financiamento da educação pública; precarização das atividades dos trabalhadores da educação; avaliação meritocrática na educação; democratização da educação; acesso e permanência; passe livre e transporte público. O ENE, por sua vez, deverá definir ações que fortaleçam uma ampla articulação com a sociedade para construção de uma proposta alternativa de PNE à que o governo federal defende para a educação em todos os níveis.
O Comitê Executivo da Campanha dos 10% do PIB para a Educação Pública Já! foi criado durante a reunião de avaliação da Campanha e do Plebiscito dos 10% do PIB para a Educação, realizado em 2010, e conta com a participação de todas as entidades da sociedade e do movimento sindical e estudantil ligadas à educação. Durante o 32º Congresso Nacional do ANDES-SN, a categoria aprovou como uma das prioridades a realização desse encontro nacional como instrumento de fortalecimento dos interesses e mobilizações da classe trabalhadora.
Fonte: ANDES-SN |