Docentes de universidades da região norte do país devem se reunir na sede da Adua, nos próximos dias 13 e 14 deste mês, para participar do curso de Formação Sindical do Andes-SN. Durante dois dias, os professores vão conhecer o modelo de organização do Sindicato Nacional e sua relação com outros representantes da classe trabalhadora brasileira, além dos desafios impostos pela atual conjuntura.
Para o presidente da Adua, José Belizario, o encontro também será uma oportunidade para troca de experiências entre militantes do movimento docente sobre as estratégias de luta para combater a política de precarização das universidades, implementada pelo governo nos últimos anos.
“Além de conhecer as bandeiras de luta do Andes-SN, os professores poderão refletir sobre essa ‘roda viva’ que vivenciamos na universidade, onde, cada vez mais, há embate por projetos pessoais e por complementação de renda, em virtude do achatamento salarial, enquanto que a categoria, de maneira geral, vai sendo engolida pelo sucateamento e pela precarização”, afirmou.
Programação – Com abertura às 18h30 do dia 13, o primeiro dia do curso será focado no modelo de organização sindical do ANDES-SN e sua relação com a organização da classe trabalhadora ao longo de sua história.
Já no dia 14, a partir das 9h, entram em pauta os desafios organizativos do Sindicato Nacional e da reorganização da classe trabalhadora. À tarde, os docentes terão duas horas e meia para discutirem os temas abordados. A partir das 17h, as contribuições feitas pelos grupos serão sistematizadas durante a plenária de encerramento do encontro, que está previsto para terminar às 19h.
A realização do curso atende a uma deliberação do 58º CONAD, realizado entre os dias 18 e 21 de julho, em Santa Maria (RS), e teve a programação definida pelo Grupo de Trabalho Política de Formação Sindical (GTPFS), com apoio da Regional Norte 1 do Andes-SN. A convocatória para o curso foi feita no dia 26 de novembro, por meio da Circular nº 242/13, encaminhado às seções sindicais, secretarias regionais e diretores do ANDES-SN.
Apesar de ser voltado para os sindicalizados da região Norte, distribuídos entre as 14 seções sindicais vinculadas ao Andes-SN, o curso é aberto à participação de associados de outras regiões. Para participar, basta comparecer à sede da Adua e fazer o credenciamento antes da abertura oficial do curso.
No caso dos docentes da Ufam lotados fora da sede, a seção sindical está definindo com os membros do Conselho de Representantes da Adua (Crad) os meios para garantir a participação de professores de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. “É um momento ímpar para o fechamento deste ano”, destacou Belizario.
Fonte: Adua |