Desde que assumiu a presidência, Jair Bolsonaro nomeou 19 reitores e reitoras que não estavam em primeiro lugar nas consultas internas das universidades ou que nem constavam na lista tríplice. Os riscos desses incessantes ataques à democracia universitária serão abordados, nesta quinta-feira (29), às 16h (horário de Manaus), no canal no YouTube do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato).
A discussão terá participação do professor e reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário (SBDT), Ricardo Lodi; e do professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro da Coordenação da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD-Ceará), Newton Albuquerque.
Intervenções
Durante seu mandato, o presidente da república ignorou o primeiro nome da lista tríplice em 40 % das nomeações para as reitorias, conforme levantamento publicado, na terça (27), pelo jornal Folha de São Paulo. Os dados demonstram o desrespeito à democracia e à autonomia universitária do governo, que indicou para as reitorias, em sua maioria, interventores apoiadores.
Vitória
Nas últimas semanas, a possibilidade de um retrocesso na autonomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a imposição de um nome para a reitoria alinhado ao governo Bolsonaro, mobilizou a comunidade acadêmica. Os protestos defenderam que as candidaturas que não debateram suas propostas com a comunidade não poderiam ser eleitas para a lista tríplice.
Após intensa mobilização, os Conselhos Universitários definiram, na quarta (28), que a lista tríplice iria ser composta pelos três nomes mais votados na consulta à comunidade acadêmica: 1º Luciano Schuch (42 votos); 2º Martha Adaime (32 votos); 3º Cristina Nogueira (29 votos). O candidato Rogério Koff que não participou da consulta e obteve 17 votos não entrou na lista tríplice. A lista será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).
Fontes: com informações da Folha de São Paulo, ADUFC e ANDES-SN
|