Entidades do funcionalismo público brasileiro realizam, neste mês, reuniões estaduais de preparação o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público, agendado para 29 e 30 de julho. O principal objetivo é mobilizar as bases para barrar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, a chamada Reforma Administrativa.
Em trâmite no Congresso Nacional, a PEC traz inúmeros ataques aos direitos dos servidores e aprofunda o desmonte dos serviços púbicos brasileiros. Uma das estratégias das atividades regionais é atuar junto aos parlamentares municipais, estaduais e federais e debater questões do mundo do trabalho, visando a participação do poder público nas mobilizações.
As centrais sindicais da Região Norte, presentes no Pará, Amapá e Roraima, realizam na sexta-feira (23), a partir das 14h30 (horário local), o Encontro Regional Organizativo da Agenda Legislativa 2021. O evento virtual terá transmissão nas páginas do Facebook e YouTube do site contrapec32.org.br.
Nesta terça-feira (20), ocorre o Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público do Estado de São Paulo. A reunião virtual será transmitida, a partir das 18h30 (horário de Brasília), na página do Facebook da CSP-Conlutas. Estarão presentes dirigentes das onze entidades de classe que compõe o Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais.
Os servidores de Santa Catarina realizam seu encontro preparatório na quinta-feira (22), a partir das 19h, também de forma virtual, por meio da plataforma Zoom. Os interessados em participar deverão realizar sua inscrição online.
Na Paraíba, o Encontro Estadual será realizado no dia 27. Os sindicatos de servidores municipais e estaduais devem realizar suas assembleias, plenárias e encontros até a sexta-feira (23) para discutir com os trabalhadores de base a PEC 32 e o Encontro Estadual e Nacional.
Encontro Nacional
A CSP-Conlutas orienta todas as suas entidades do setor público a organizar atividades em suas bases e em seus estados. As minorias e oposições devem também buscar essa construção, seja através das entidades sindicais ou com o ativismo, construindo debates, reuniões e outras iniciativas.
A recomendação é pela formação de fóruns locais, regionais e/ou estaduais para organização das plenárias, espaços que devem ser o mais amplos possível e construídos coletivamente com as centrais sindicais, as entidades e o conjunto do ativismo. A realização dessas atividades é essencial para a participação no Encontro Nacional.
Calendário
2ª etapa – Plenárias estaduais de 19 a 25 de julho
Realização de Plenárias Estaduais unitárias que reúnam representantes locais para organizar e planejar as mobilizações no estado. Neste momento deverá ser criado e instalado um Fórum Estadual unitário dos servidores públicos para articular as mobilizações nos Estados e fazer trabalho junto aos parlamentares.
Cada Fórum Estadual indica participantes para a Plenária Nacional; que contará com a participação das entidades nacionais de servidores públicos das três esferas e a participação das entidades sindicais locais.
3ª etapa – Encontro Nacional nos 29 e 30 de julho
Programação
Dia 29/07, às 19 horas – Evento Político (Live)
Dia 30/07, às 9 horas – Plenária Nacional de Organização do Plano Nacional de Mobilização
às 17h – Evento Nacional, com live de lançamento do Plano Nacional de Mobilização.
4ª etapa – Manifestação
03 de agosto – Manifestação em Brasília, data do retorno das atividades parlamentares.
Um ato nacional será definido no encontro.
Foto: ADUFPA
Fonte: CSP-Conlutas
|