Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) decidiram, nesta quarta-feira (23), durante Assembleia Geral Virtual da ADUA, intensificar a luta contra a aprovação da Reforma Administrativa (PEC 32/2020). Durante a AG, também foram definidos os nomes dos e das representantes da Seção Sindical no 12º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário, que irá ocorrer nos dias 2, 3 e 10 de julho.
Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, as professoras e os professores definiram reforçar a pressão pela não aprovação da medida que prevê, de forma geral, o desmonte do serviço público. A PEC possibilita a não realização de concursos; mudanças nas formas de contratação de servidores, o que afeta a estabilidade e as relações de trabalho; e a possibilidade de favoritismos e apadrinhamentos dentro do serviço público. Essas medidas terão impacto direito na qualidade do serviço prestado.
Entre os encaminhamentos da AG sobre a Reforma Administrativa estão: a intensificação das campanhas nas redes, com produção de cards informativos com os principais pontos da PEC; pressão nos deputados, deputadas, senadores e senadoras pela não aprovação da medida, o que pode ser feito com envio de e-mails para os e as parlamentares; realização de atos de rua; e manifestações que apontem a importância do serviço público.
No Conselho, irão representar a ADUA como delegado o 1º vice-presidente da Seção Sindical, professor Aldair Oliveira de Andrade, e como observador o 2º vice-presidente, o docente José Alcimar de Oliveira, e observadora a presidente da ADUA, a professora Ana Lúcia Gomes. O 12º Conad Extraordinário terá como tema central “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”.
*Foto meramente ilustrativa. As AGs da ADUA estão sendo realizadas virtualmente
Fonte: ADUA
|