Manaus - O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon/AM) passará a fiscalizar a estrutura de ensino do curso superior de Ciências Econômicas nas faculdades do Estado, atendendo à solicitação dos estudantes. A medida só foi possível porque a entidade realizou uma eleição entre os alunos para a escolha do primeiro Conselho Acadêmico do Corecon/A com a definição de oito membros, sendo dois representantes de cada faculdade.
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ontem, apontam uma queda de 60% no rendimento dos cursos das universidades públicas do Amazonas, no ano passado. Segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, dos dez cursos ofertados nas esferas Federal e Estadual, seis perderam pontos em comparação com 2009. Os cursos são avaliados a cada três anos.
Segundo o presidente do Conselho de Economia, Marcus Evangelista, os estudantes irão informar as principais deficiências do ensino nas faculdades assim como os avanços obtidos pelas instituições de ensino, possibilitando a melhoria na fiscalização da grade curricular do curso de Ciências Econômicas.
“Agora com o Conselho Acadêmico os estudantes de economia terão voz. A ideia é criar discussões em torno de propostas que contribuam para a formação dos futuros economistas no que diz respeito à grade curricular e à estrutura das instituições de ensino”, explicou Evangelista.
Foram eleitos para o Conselho Acadêmico do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa): Felipe Botero e Valdson Carvalho; do Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate): Dasaev Azevedo e André Ayres; da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Alexdson Leal e Thayssa Sarraff e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam): Rogério Silva e Judah Torres.
A eleição nas faculdades se deu por meio do voto direito. No dia 30 de setembro, a entrega dos votos foi no Ciesa; dia 1º de outubro, na Uninorte; dia 2, na Ufam e na UEA, a votação foi realizada por e-mail no período de 30 de setembro a 4 de outubro por conta da distância das unidades do interior do Estado.
Fonte: Portal D24AM |