A eleição para composição da lista tríplice para a escolha do reitor e do vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP) será realizada no dia 19 de dezembro. A informação foi publicada na última quinta-feira (3) no site da instituição.
Entre os dias 7 e 14 de outubro, os candidatos deverão fazer inscrição prévia de suas candidaturas, em forma de chapa, acompanhada do programa de gestão a ser implementado.
A comissão eleitoral divulgará, às 14h do dia 15 de outubro, no site da secretaria geral, a lista de chapas que tiverem seus pedidos de inscrição deferidos.
Os candidatos a reitor e vice-reitor deverão se desincompatibilizar de funções de chefia ou direção exercidas a partir da inscrição da candidatura.
Estatuto
Atualmente, o estatuto da USP determina que a eleição para reitor seja feita em três etapas: primeiro turno, segundo turno e nomeação. O Conselho Universitário decidiu nesta terça-feira que a escolha será em apenas um turno.
A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados, ou cerca de 2 mil representantes - só alunos matriculados, a USP tinha mais de 92 mil no ano passado. A Assembleia Universitária irá definir a lista tríplice que seguirá para a escolha do governador de São Paulo.
Além disso, os candidatos a reitor e vice-reitor deverão formar uma chapa e fazer inscrição para participar. Antes, qualquer professor titular da USP poderia ser votado, sem inscrição prévia. Os candidatos aos dois postos terão de se desincompatibilizar de funções de chefia ou direção a partir da inscrição no pleito.
O conselho também decidiu que será feita uma consulta, de caráter informativo, a alunos, professores e funcionários técnico-administrativos da USP sobre o cargo de reitor e vice-reitor. O resultado será divulgado cinco dias antes da eleição.
Reitoria ocupada
As eleições são motivo de protesto atualmente na USP. O prédio da reitoria está ocupado por estudantes desde terça-feira (1º). Eles querem pressionar pela aprovação da eleição direta para os cargos de reitor e de vice-reitor.
O Tribunal de Justiça de São Paulo marcou para a próxima terça-feira (8) uma audiência de tentativa de conciliação entre a Universidade de São Paulo (USP) e representantes dos estudantes, trabalhadores e docentes da instituição, após o pedido de reintegração de posse do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade, feito pela USP.
Fonte: Portal G1 |