O ANDES-SN encaminhou, nesta terça-feira (8), a sistematização dos Textos de Resolução (TRs) sobre o Plano Sanitário e Educacional, aprovados, em 14 de maio, na Reunião Conjunta dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino (IEES/Imes). O encontro foi realizado para dar continuidade ao 11º Conad Extraordinário, ocorrido nos dias 27 de março e 3 de abril.
Na perspectiva da defesa da vacinação de toda a comunidade institucional, o Sindicato Nacional orienta, no documento, que as seções sindicais exijam que a Administração construa democraticamente um “Plano Sanitário e Educacional: em defesa da vida e da educação”, com a participação dos segmentos das comunidades acadêmicas – docentes, estudantes, técnico(a)s administrativo(a)s e terceirizado(a)s.
Esse plano deve conter uma série de diretrizes relativas às condições como: adequada salubridade para as pessoas que estão em atividade presencial, implementação de estratégias de recuperação para o(a)s estudantes, especialmente para aquela(e)s que não puderam ou tiveram dificuldades para acompanhar o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia; e a manutenção do ERE – apenas e tão somente – enquanto durarem as condições sanitárias impostas pela pandemia.
No documento, o ANDES-SN recomenda também que as seções sindicais cobrem da instituição a adoção das melhores e mais seguras condições de trabalho e estudo com o estabelecimento de protocolos de rastreamento de contágio e estatísticas públicas, como número de óbitos e contaminações, dados estes fundamentais para subsidiar as políticas sanitárias. A orientação também é de adoção do protocolo TRIS (Testagem em massa, Rastreamento de contatos e Isolamento com suporte).
Leia a sistematização completa sobre Plano Sanitário e Educacional aqui
Fonte: com informações do ANDES-SN
|