Um alto “Fora Bolsonaro” irá ecoar nos dias 26 e 29 de maio pelo país. Por “vacina no braço e comida no prato”, as manifestações estão previstas para ocorrer em 11 capitais brasileiras e Brasília (DF). Com mais de 14 milhões desempregados (as), pessoas passando fome, quase 450 mil mortos por covid-19 e ritmo arrastado de vacinação, o grito nas manifestações será de basta de genocídio do povo brasileiro.
No dia 26 de maio (quarta-feira), em Brasília, está programado um diálogo com os líderes do Congresso para ampliação do auxílio emergencial e aprofundamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. A agenda prioritária da classe trabalhadora será entregue pelas centrais sindicais ao Congresso Nacional.
Também por ampliação e aceleração da vacina, auxílio emergencial de R$ 600 e contra a fome impulsionada pelo desemprego e pela alta dos preços dos alimentos, estão previstos atos em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Campo Grande. A reivindicação é retirar de pauta os projetos que atacam os direitos, a democracia e a soberania como a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e as privatizações.
Em 29 de maio (sábado) a convocação é para o Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro. O presidente é apontado como o principal responsável pelo agravamento da crise sanitária, econômica e política do país e aceleração da degradação ambiental. “É um projeto de destruição da democracia e da cultura brasileira, que passa pela tentativa de revisar nossa história, pelos sucessivos ataques às instituições e liberdades democráticas e pela perseguição à diversidade política e cultural, buscando submeter o país a uma visão de sociedade única, violenta e conservadora”, afirma o texto da campanha, que é apoiada por 42 entidades. A manifestação será ainda contra as corrupções e a chacina de Jacarezinho (RJ).
* A orientação é que participantes dos atos presenciais sigam as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) como distanciamento e uso de máscaras e álcool em gel.
Outras informações podem ser obtidas em https://www.campanhaforabolsonaro.com.br/
Fontes: Com informações da CSP-Conlutas e Campanha Fora Bolsonaro
|