O recado foi dado por estudantes, professores (as) e demais trabalhadores (as) do setor, no Dia Nacional em Defesa da Educação (19 de maio). Em diversas partes do país foram registrados atos virtuais e presenciais, seguindo as normas sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com o mote “Vacina, Pão, Saúde e Educação – Fora Bolsonaro e Mourão!’, o dia de mobilização teve como principais bandeiras a luta contra o Projeto de Lei (PL) 5.595/20, às intervenções nas universidades, institutos e Cefet, os cortes nos orçamentos da educação e os ataques da Reforma Administrativa (PEC 32/2020).
Programação
Pela manhã foi realizada a live “Em Defesa da Educação”, transmitida no canal do ANDES-SN no YouTube (LINK). A transmissão foi organizada pelo Sindicato Nacional, Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). A programação contou, ainda, com a convocação para o Twittaço em dois momentos do dia e projeções na Museu Nacional, em Brasília (DF).
Em termos locais, foram realizadas panfletagem, distribuição de máscaras, faixaços, carreatas, uso de carros de som e outdoors. A ADUA realizou atividades como o diálogo nas salas de aulas virtuais sobre o Projeto de Lei (PL) 5.595/20; agitação das redes sociais com compartilhamento de cards e publicação de um vídeo da presidente da Seção Sindical, Ana Lúcia Gomes, (LINK) reiterando a luta em defesa da educação.
Confira a galeria com registros de algumas atividades presenciais:
Em Fortaleza (CE), o Sindicato dos Docentes das Universidades do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) realizou panfletagem e fechou o cruzamento entre as avenidas 13 de maio e Av. da Universidade. Crédito: Jereissati/ADUFC-Sindicato
Em Brasília foram feitas projeções no Museu Nacional. Crédito: ANDES-SN/divulgação
A União dos Estudantes Secundaristas Potiguares (UESP) também marcaram presença com protestos nos institutos. Crédito: UESP/@kiviaup @minwrvino
Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico em luta no 19 de maio. Crédito: Fenet/ Divulgação
Fontes: com informações da ADUA, ANDES, ADUFC e UESP
Leia mais:
19M: Presidente da ADUA convoca para as manifestações em Defesa da Educação
|