RIO - Se você está prestes a entrar na faculdade, aí vai uma proposta de encher os olhos. Criado por professores de Harvard e Stanford, o Projeto Minerva oferece a possibilidade de estudar numa universidade itinerante, que vai selecionar até 19 alunos para um curso de quatro anos, que inclui viagens por vários países. As inscrições para a primeira turma estão abertas até 31 de dezembro, pela internet.
Os cursos abrangem as áreas de artes e ciências (naturais, da computação, sociais e humanidades), além de negócios, e as aulas começam no segundo semestre do ano que vem. Durante o primeiro ano, os estudantes vão estudar em São Francisco, nos Estados Unidos.
Após o primeiro ano, os alunos vão viajar juntos para residências localizadas em quase todos os continentes, em cidades como Hong Kong, Rio de Janeiro, Londres, Cidade do Cabo, Mumbai, Sydney e Berlim.O objetivo é que eles mudem a cada semestre para que mergulhem em diferentes culturas e idiomas, e desenvolvam uma rede global de conexões antes da formatura. Em cada um desses locais, haverá uma equipe de profissionais para garantir assistência ao grupo.
A proposta também prevê que a experiência extrapole o mundo acadêmico. Para isso, em cada endereço, o projeto Minerva vai oferecer várias possibilidades extracurriculares. Os estudantes poderão participar de atividades que vão desde um clube de leitura em São Francisco a aulas de surfe na Cidade do Cabo. A expectativa é que eles aproveitem cenas musicais locais, observem tendências de moda regionais, ou identifiquem o melhor da gastronomia de cada cidade.
O curso tem um custo anual estimado de U$ 28 mil. A ideia é que, futuramente, os primeiros estudantes possam atuar como tutores de novas turmas, que podem ser cada vez maiores.
Fonte: O Globo |