A programação nacional do Dia de Luta e Resistência em Defesa da Educação (19 de maio) inicia pela manhã com live organizada pelo ANDES-SN, Fasubra, Sinasefe, UNE, Fenet, e participação do Fonasefe e de parlamentares. A live vai ser transmitida das 9h às 13h (horário de Brasília) pelo canal do ANDES-SN no YouTube, com retransmissão pela página da ADUA no Facebook.
Às 11h e às 17h (horário de Brasília), todos e todas são convocados a participar do Twittaço, com o compartilhamento da hashtag #AEducaçãoPrecisaResistir. O ANDES-SN compartilhou algumas propostas de tuítes que podem ser usadas. Veja aqui.
Programação local
As seções sindicais do ANDES-SN irão realizar uma série de ações nos estados e municípios como panfletagem, distribuição de máscaras, faixaços, carreatas, plenárias, carros de som, outdoors, faixas ou murais.
A ADUA fará atividades, na capital e nas unidades fora da sede, como: diálogo sobre o Projeto de Lei (PL) 5.595/20, agitação das redes sociais e sensibilização da comunidade. A seção sindical também divulgará um vídeo da presidente, Ana Lúcia Gomes, e disponibilizará cards para que os(as) sindicalizados(as) participem da agitação virtual nas redes sociais.
Este dia de luta é uma demanda do 11º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário, em resposta à conjuntura atual do Brasil, e uma deliberação de Reunião Conjunta dos Setores das Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) e Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES).
O objetivo da data é fortalecer a mobilização em defesa da vida e educação. As pautas centrais são: luta conta o PL 5.595/20, contra a Reforma Administrativa (PEC 32), por vacina, pão, saúde e educação para todos e todas, pela recomposição dos orçamentos, pela autonomia universitária e pela revogação da Portaria do MEC 983/2020.
Fonte: com informações do ANDES-SN
|