Manaus - A altura das edificações e as formas de expansão da cidade foram os principais temas de discussão nesta quarta-feira, durante audiência pública do Plano Diretor de Manaus, que discutiu o tema ‘Normas de Uso e Ocupação do Solo’.
O geógrafo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Geraldo Aves, defendeu o aumento de densidade dos bairros e a construção de prédios em áreas urbanas da cidade. “Temos que pensar mais na verticalização e aumento da densidade populacional dos bairros da cidade. Temos dados e estudos em outras cidades demonstrando que quanto mais horizontal é a cidade, maior são os gastos com infraestrutura e transporte”, explicou o professor.
Para o vice-presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ataliba David Antônio, o Plano Diretor deveria incluir um projeto de urbanização do Centro Comercial. “Temos um Centro vazio, que durante a noite está sem adensamento porque não se fomenta habitação naquela região que está pronta, toda a infraestrutura do Centro está pronta. Temos casarões abandonados e totalmente esvaziados. Outro ponto é fomentar o comércio formal noturno no Centro Comercial, que seja num período mais curto”, defendeu o vice-presidente da ACA.
De acordo com a promotora do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Kátia Oliveira, responsável pela área de urbanismo das cidades, há uma relação entre a falta de ordenamento das cidades com o aumento da criminalidade. “Uma cidade mal cuidada, onde não é oferecida educação, saúde, lazer, é uma cidade violenta. Onde o poder público está ausente, a criminalidade aumenta”, afirmou a promotora.
Para o presidente da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor, vereador Sildormar Abtibol (PRP), as discussões desta quarta-feira foram mais produtivas. “As propostas foram colocadas de uma maneira mais concreta e eu não tenho dúvida que o relator da comissão aproveitará vários pontos e aspectos colocados pela população”, avaliou.
Sobre os temas abordados, o presidente prevê que o tamanho das edificações será um dos mais debatidos do Plano Diretor. “Hoje, a proposta é de cinco pavimentos com altura de 2,30m. Há quem defenda altura de 2,70m por causa do nosso clima”, citou o vereador.
As discussões sobre o Plano Diretor de Manaus serão retomadas na próxima segunda-feira, com uma reunião temática sobre Habitação e na terça ocorre mais uma audiênica pública para discutir o Código de Obras e Edificações.
Fonte: Portal D24AM |