A ADUA convoca sindicalizados (as) para Assembleia Geral Virtual na próxima quarta-feira (12 de maio), às 14h. Na AG será debatida a pauta: debate e deliberação sobre a construção de um dia de paralisação contra o Projeto de Lei (PL) 5.595/2020, no dia 19 de maio. A Assembleia será realizada pela plataforma Google Meet. O link para participar será enviado aos (às) associados (as), no dia assembleia, por e-mail e WhatsApp.
O PL 5.595 suspende as aulas remotas e obriga o retorno no modo presencial, mesmo durante a pandemia da Covid-19. Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto foi retirado, na sexta-feira (07), temporariamente de pauta no Senado e será discutido em audiências, com data ainda a ser definida, e que deve contar com a participação dos ministérios da Educação e da Saúde, Fiocruz, Butantan, representantes de estudantes e outras entidades.
"O ANDES-SN não está e não ficará omisso frente ao genocídio para o qual a aprovação do PL nº 5.595/2020 deverá contribuir. Ao invés disso, exigirá mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS), para a ciência e tecnologia pública, para a urgente recomposição dos orçamentos das instituições superiores de ensino, pois sem essas medidas não haverá saída para barrar a proliferação do vírus e o aprofundamento dessa tragédia humana, que não foi e poderia ter sido evitada, mas que certamente pode ser amenizada", afirmou o ANDES-SN na Carta Aberta "EXORTAMOS A CATEGORIA E A SOCIEDADE A DEFENDER A VIDA!".
O PL tem como autoras as deputadas federais Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Adriana Ventura (Novo-SP) e contou com a relatoria da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).
Fontes: ADUA e ANDES-SN
|