A Câmara dos Deputados aprovou a urgência do Projeto de Lei (PL) n. 591/21, na última terça-feira (20), o qual propõe a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A urgência foi aprovada por 280 votos a favor e 165 contra. Agora o tema pode entrar em pauta a qualquer momento, com a expectativa que seja votada ainda no primeiro semestre deste ano.
Leia a nota completa emitida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).
NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN CONTRA O PL 591/2021: TIREM AS MÃOS DOS CORREIOS!
A boiada segue passando. A Câmara aprovou o regime de urgência para o PL 591/2021, que privatiza os Correios já que autoriza a exploração dos serviços postais pela iniciativa privada.
Os Correios são um patrimônio da sociedade, em nome da manutenção do pagamento de uma dívida pública espúria e da falsa informação de que suas contas são deficitárias, o governo e seus aliados ameaçam vender diversas estatais e a bola da vez são os Correios.
Ainda que há anos venha sofrendo pela falta de investimento e concursos públicos, estimou-se um lucro bilionário para a empresa. O balanço preliminar divulgado entre janeiro e setembro de 2020, já somava R$ 836,5 milhões positivos. Os Correios se consolidaram como uma das mais eficazes e competentes empresas públicas do Brasil.
Não podemos permitir o avanço desse processo de privatização. O ANDES-SN se solidariza com as trabalhadoras e os trabalhadores dos Correios e convoca a categoria a lutar contra a aprovação do PL 591/2021. Os Correios são nossos!
Brasília (DF), 22 de abril de 2021
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional
|