Manaus - O Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), maior campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está funcionando sem equipamentos de combate a incêndio. Segundo informações da direção da unidade, todos os hidrantes foram furtados. O campus precisa de 72 novos extintores.
O ICHL abriga 16 cursos de graduação, sete de pós-graduação e 36 laboratórios. Diariamente, circulam em torno de 3 mil pessoas no campus. Segundo o diretor da unidade, professor Paulo Montes, foram furtados os bicos dos hidrantes, feitos de cobre, e a empresa responsável pela segurança no campus se comprometeu em ressarcir o patrimônio.
Montes afirmou que as investigações identificaram alunos como suspeitos. “Temos casos de extremo vandalismo aqui. Já recebi de volta até livros com o carimbo da biblioteca central que foram trocados por drogas em bocas de fumo e recuperados posteriormente”, revelou.
O professor informou que, neste ano, já houve três princípios de incêndio no ICHL. Alunos e servidores utilizaram os últimos extintores para apagar o fogo nos departamentos de Língua Japonesa e Literatura Brasileira. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar um incidente com fiação elétrica na biblioteca do curso de Direito.
“Corremos um risco grande aqui, porque além da falta dos equipamentos de segurança, os prédios estão carentes de manutenção”, disse.
O prefeito do Campus, professor Atlas Bacelar, informou que os novos equipamentos de segurança devem ser instalados ainda este ano. Segundo o professor, a universidade está calculando o valor do prejuízo mensal causado por furtos e vandalismo. Ele disse que todos os meses é necessário repor torneiras e chuveiros furtados nos banheiros.
Fonte: Portal D24AM |