As recentes manifestações, que foram iniciadas pelo Movimento Passe Livre e que ocuparam todos os cantos do país, são analisadas no livro ‘Cidades Rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil’. Escrito e editado no calor dos protestos, respectivamente em junho e julho, o livro traz perspectivas variadas sobre as mobilizações, a questão urbana e a democracia brasileira.
Em Cidades Rebeldes, os autores analisam as causas e consequências dos protestos que marcaram este período de efervescência popular no país. Lançada pela editora Boitempo, a coletânea reúne intelectuais nacionais e internacionais, entre eles, Jorge Souto Maior, Raquel Rolnik, David Harvey, Mike Davis, Ermínia Maricato, Mauro Iasi, Silvia Viana e Ruy Braga.
Em parceria com o portal Carta Maior e com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, a obra segue a linha do livro 'Occupy: movimentos de protestos que tomaram as ruas'. Com o mesmo formato e preço (R$10,00 o impresso, R$5,00 o e-book), consolida uma nova coleção da Boitempo, de livros de intervenção e teorização sobre acontecimentos atuais, intitulada “Tinta Vermelha” - em referência a um trecho do discurso do filósofo esloveno Slavoj Žižek no Occupy Wall Street, em 2011.
Todos que colaboraram com a publicação, de modo geral, cederam gratuitamente seus textos e fotos para tornar o livro acessível ao maior número de pessoas possível.
Debates
A Boitempo realiza, na próxima quinta-feira (22), um ciclo de debates sobre o direito à cidade e as jornadas de junho, com alguns dos autores do livro. Os encontros ocorrerão na Universidade de São Paulo (USP), no prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFLCH), na sala 14, a partir das 19h.
Fonte: Brasil de Fato |