A transformação dos centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG) e do Rio de Janeiro (Cefet RJ) em universidade foi pauta de uma reunião no Ministério da Educação (MEC), na terça-feira (13). A informação foi divulgada no site da UFF e replicada no portal do Cefet RJ.
O encontro contou com a presença do secretário-executivo do Ministério, José Henrique Paim, do Secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Paulo Speller, dos diretores-gerais dos dois centros federais - Márcio Basílio (MG) e Carlos Henrique Alves (RJ) e dos deputados federais Jorge Bittar (PT/RJ) e Glauber Braga (PSB/RJ). O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, foi convidado pelo MEC para intermediar a reunião.
De acordo com a notícia divulgada pela UFF, um “novo encontro será agendado entre o ministério e os titulares dos Cefets para traçar um cronograma para a mudança”.
Para o 1º tesoureiro do ANDES-SN e conselheiro do SindCefet/MG, Fausto Camargo Junior, caso efetivada, a transformação dos Cefet em universidades representará uma vitória para a comunidade acadêmica. “Essa é uma luta que vem sendo traçada desde a transformação das escolas em centros federais de educação tecnológica e é uma demanda da comunidade, que vem sendo construída há anos junto à diretoria-geral do Cefet”, explica.
O diretor do ANDES-SN lembra que há dez anos essa luta também está na pauta do Sindicato Nacional. “Em 2003, o ANDES-SN aprovou no seu 22º Congresso, em Teresina (PI,) a transformação dos centros federais em universidades”.
O ANDES-SN tentou contato com a Sesu/MEC durante esta sexta-feira (16), mas não conseguiu, até o fechamento desta nota, confirmar em que patamar se encontra este processo, nem a data da próxima reunião.
*Com informações e foto do Portal da UFF
Fonte: ANDES-SN |