Uma série de palestras com temáticas femininas acontece nesta quinta-feira (18) em celebração ao Mês da Mulher. A jornada de debates é promovida pelo Grupo de Trabalho Mulher, do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam).  
  
O evento contará com quatro palestras com duração de 10 minutos para cada fala e em seguida abertura para perguntas e respostas para participação do público por meio dos comentários.   
A transmissão será ao vivo, às 10h (horário de Manaus) pela página do Sintesam no Facebook. 
  
A jornada de debates 
  
Os diálogos sobre as lutas femininas se fazem cada vez mais necessários, em especial no atual contexto pandêmico, em que apesar dos avanços nas políticas públicas e sociais, as mulheres ainda vivem muitas situações de vulnerabilidade em suas diversas relações familiares, de trabalho, na educação e na política. 
  
Dentro dos eixos de discussão, a palestra sobre A Mulher e Sobrecarga de Trabalho será proferida pela Psicóloga Roberta de Lima. 
  
Na atual conjuntura, na qual a maioria dos cargos de chefia e cargos eletivos são ocupados por homens, se faz urgente o diálogo sobre a Mulher na Política e as Candidaturas Coletivas, o qual será proferido pela Produtora Cultural Michelle Andrews. 
  
Outro tema chave é sobre os diversos papéis como mãe, pesquisadora, trabalhadora, educadora, entre outros, assumidos pela mulher no atual contexto. Neste sentido haverá a palestra Mulher na Educação em Tempos de Pandemia, ministrada pela Historiadora Gleice Oliveira. 
  
A Amazônia também tem aspectos particulares em relação ao restante do país. Para contemplar a temática haverá a palestra A Mulher e o Trabalho na Amazônia, ministrada pela Drª. Heloísa Helena Corrêa. 
  
O evento será mediado pela Coordenadora de Administração e Finanças do Sintesam, Ana Grijó. 
  
Leia mais: 
Nota da Adua - “Devir” Internacional das Mulheres Trabalhadoras 
  
Atos marcam o Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras 
  
Violência contra a mulher é problema crônico nas universidades, revela pesquisa 
  
 |