Do dia 15 a 24 de março, trabalhadoras e trabalhadores do funcionalismo público federal, estadual e municipal participam da Jornada de Lutas dos Servidores Públicos e das Servidoras Públicas em todo o país.
Os eventos da jornada objetivam debater os ataques dos governos federal, estaduais e municipais aos servidores e às servidoras das três esferas, alertar a sociedade sobre como a população é afetada pelas medidas impostas pelos governos e ampliar a luta em defesa dos serviços públicos.
A mobilização começou nesta segunda-feira (15) com o Seminário sobre Reforma Administrativa, organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). O seminário tem continuidade hoje, terça-feira (16), pela internet.
As mesas de debate são transmitidas pelas páginas no Facebook do ANDES-SN e do Fonasefe “Reforma Administrativa Não” (www.facebook.com/reformaadministrativa.nao/).
Nesta terça (16), também acontece a Reunião Ampliada das categorias dos serviços públicos para discutir a conjuntura, definir um calendário de lutas e a indicação de greve geral das servidoras e dos servidores públicos do Brasil no dia 24 de março.
Para o dia 17, está previsto o protocolo das pautas de reivindicações, em Brasília e nas cidades possíveis, com bandeiraço e faixaço.
Na quinta-feira (18), servidores e servidoras participam de audiências públicas com parlamentares e fazem mobilização para pressionar o poder legislativo nas três esferas, cobrando que deputados federais, estaduais e vereadores se posicionem em defesa dos serviços públicos e dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Para o dia 24 está prevista a realização de uma Greve Geral dos servidores e das servidoras do Brasil. A paralisação será discutida e encaminhada após a reunião ampliada desta terça (16).
O ANDES-SN ressalta que é fundamental a participação das seções sindicais e dos e das docentes nas atividades virtuais e também fortalecendo os fóruns estaduais de servidores e servidoras e suas agendas locais.
Confira a agenda completa:
15 e 16/03/21 – Seminário Nacional sobre a Reforma Administrativa. As mesas de debate estão sendo transmitidas pela página do ANDES-SN e pela página do Fonasfe “Reforma Administrativa Não” no Facebook;
16/03/21 – Reunião ampliada - discussão da conjuntura, do calendário de lutas e da indicação da greve dos(as) servidores(as) públicos(as) do Brasil no dia 24/03;
17/03/21 – Protocolo da pauta de reivindicações, em Brasília. Bandeiraço e faixaço em estados possíveis;
18/03/21 – Dia Nacional de audiências e pressão no poder legislativo nas três esferas;
24/03/21 – Indicativo de greve dos(as) servidores(as) públicos(as).
Fonte: com informações do ANDES-SN
Leia mais: Aberta inscrição de seminário nacional do Fonasefe sobre a Reforma Administrativa
|