A ADUA perdeu, na noite desta quinta-feira (11), um dos seus atuantes e brilhantes militantes. É com profunda dor que a Seção Sindical informa o falecimento do professor do Departamento de Ciências Sociais, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Fernando Souza Santos.
Presença constante e uma voz firme em assembleias, congressos, passeatas, reuniões e outras mobilizações, o docente ocupou o cargo de diretor da ADUA na gestão 2018-2020. Luiz era graduado em Ciências Sociais e mestre em Natureza e Cultura na Amazônia pela Ufam e doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Luiz escreveu o livro “O Panóptico Verde: A invenção Ambiental da Amazônia” e colaborou com diversos artigos para publicações da ADUA e de outras entidades.
Leia o relato do professor José Alcimar Oliveira sobre o amigo Luiz:
“LUIZ FERNANDO VIVE! VIVA LUIZ FERNANDO!"
A Universidade Federal do Amazonas, o Pensamento Social da Amazônia e o Internacionalismo Socialista perderam hoje um grande intelectual, pensador orgânico, militante e, sobretudo, um caboclo simples, filho da Hileia: o Professor Luiz Fernando Souza Santos, do Departamento de Ciências Sociais.
Ainda hoje, pela manhã, conversei com a sua Companheira Houry. Falamos em seguir confiantes, apostando na reversão do quadro grave em que se encontrava o nosso Intrépido Companheiro, Educador, Intelectual, Lutador Social, Militante Generoso, Inteligência Libertária, Luiz Fernando Souza Santos. Carinhosamente o tratávamos de Perigoso. O nosso Perigoso, assim batizado no Congresso de Uberlândia, MG, em 2011, nos 30 anos do ANDES - Sindicato Nacional.
Eu me agarrava a um fio de esperança, confiando contra tudo, que o nosso amigo Luiz Fernando pudesse sair vivo, libertar-se do poder devastador desse vírus terrível e juntar-se a nós na luta contra os vermes genocidas que devastam nossas vidas dia após dia. Meu amigo não resistiu. Roubaram dele o ar da vida neste triste 11 de março de 2021. Por enquanto os vermes venceram, mas o destino que lhes cabe é o dos porões da história, de onde emergiram.
Luiz Fernando, grande em vida, continuará maior ainda em nossa memória, e já integra o Grande Memorial do Internacionalismo Socialista”.
Luiz Fernando, Presente!
Do seu amigo, José Alcimar de Oliveira
Leia também
Nota de pesar do ANDES-SN
|