O Brasil chegou à triste marca de 250 mil mortos por Covid-19 nesta quarta-feira (24/02). O ritmo de mortes diárias vem se acelerando desde o fim do ano passado e as novas variantes do vírus se espalham rapidamente.Neste ritmo de 1.000 mortes, serão 300 mil no fim de março.
Esse elevado número de mortes poderia ser evitado, se os governos tivessem implantando medidas como o lockdown e o pagamento de auxílio emergencial durante toda a pandemia. Dos 12 meses do registro do primeiro caso de coronavírus no Brasil - completados nesta quinta-feira (25) –, em apenas seis meses foram pagos o auxílio.
Também não foram disponibilizados testes para todos (as) e rastreamento de casos confirmados; houve lentidão no fechamento de fronteiras, recusa em desenvolver vacinas, além de falta de investimentos no SUS.
Sobrou menosprezo pela vida, incentivo ao uso de medicamentos que não funcionam e disputas políticas. A situação atual é de incertezas, ausência de vacinas, seringas, leitos e oxigênio nos hospitais. O Brasil entrou para a história como o pior país a se estar durante a pandemia da Covid-19.
Precisamos continuar firmes na luta e exigir Vacina Já! Auxílio Emergencial Já!
|