A Comissão de Consulta apresentou ao Conselho Universitário, nesta segunda-feira (29 de março), os resultados da consulta para escolha de reitor (a) e vice-reitor (a) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - gestão 2021/2025. Após o encaminhamento da Comissão, o Consuni deverá encaminhar a lista tríplice para nomeação do reitor pelo presidente da República.
“A Consulta foi um momento importante. A comunidade se envolveu, acompanhou os debates e participou da votação. Essa é a melhor e maior expressão daquilo que desejamos para a UFAM, que seja uma universidade no sentido pleno da palavra, uma UFAM participativa e democrática”, afirmou a presidente da Comissão, professora Iolete Ribeiro.
No último dia 25 de março, a chapa 33 “Experiência para Decidir, Coragem para Fazer” venceu a consulta, que ocorreu pela primeira vez de forma totalmente remota. Formada pelo atual reitor licenciado da Ufam, professor Sylvio Puga, e pela vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, a chapa foi eleita no 2º turno com equivalente a 50,64% dos votos válidos.
O 2º turno da consulta ocorreu das 9h do dia 24 de março até as 19h do dia 25. Também disputou o cargo a chapa 21 “Ufam +”, que teve como candidato a reitor o docente Marco Antônio de Freitas Mendonça, e como vice-reitor o professor Raimundo Ribeiro Passos. A chapa obteve 49,36% do total de votos válidos.
No total, 9.405 integrantes da comunidade acadêmica da Ufam votaram no 2º turno da consulta, sendo 1.678 docentes, 1.377 Técnico-Administrativos em Educação e 6.350 de discentes. Foram registrados também 50 votos em branco e 80 votos nulos. A apuração foi transmitida ao vivo pelo YouTube da ADUA .
|