Por unanimidade, os titulares do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) decidiram adiar a discussão sobre a Resolução nº 27/2008, que trata da normatização dos processos de afastamento de docentes e técnico-administrativos em educação para capacitação. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (24), em reunião extraordinária realizada no Plenário Abraham Cohen, na Faculdade de Direito. O assunto entrará em pauta na próxima reunião extraordinária da maior instância deliberativa da instituição, cuja data ainda não foi definida.
O Consuni acatou o pedido de adiamento da discussão feito pelo presidente da Adua, José Belizario, conselheiro que pediu vistas ao processo que propõe a alteração da matéria. “Com o adiantamento da reunião ordinária do Consuni, que estava prevista para ocorrer somente no dia 28, não tivemos tempo para consolidar as contribuições encaminhadas por várias colegas das unidades acadêmicas da sede e de fora da capital”, disse.
Segundo o presidente da Adua, o trabalho de consolidação das propostas estava previsto para ocorrer durante toda esta semana, conforme calendário divulgado no site da Associação. “Não pedimos vistas para fazer marcação política, mas por uma questão de responsabilidade com a nossa universidade”, ressaltou.
Com a decisão, a diretoria da Adua comprometeu-se a encaminhar à secretaria do Consuni a versão preliminar da consolidação da proposta para que o conteúdo chegue até os conselheiros. “O objetivo é que todos tenham conhecimento da proposta e preparem-se para o debate”, afirmou a tesoureira da Adua, professora Ana Cristina Belarmino.
Passo a passo – O processo está sob análise desde o dia 27 de maio. A Adua fez várias reuniões para aprofundamento de estudos com professores e técnicos, além dos encontros promovidos com integrantes da Comissão de Capacitação dos Servidores (CCS), da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Comissão Interna de Supervisão (CIS), vinculada ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.
Somem-se a essas atividades, os esclarecimentos prestados pela Diretoria do Departamento de Pós-Graduação. “Devido à alta complexidade da matéria, observamos a necessidade de aprofundamentos e estudos com o objetivo de melhorar alguns pontos”, reforçou Belizario.
Fonte: Adua |