As (Os) docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovaram indicativo de greve sanitária, caso seja determinada a retomada das aulas presenciais. A decisão ocorreu em Assembleia Geral Virtual realizada no dia 3 de fevereiro. Na ocasião, a categoria também selecionou os representantes da ADUA para a comissão de consulta à comunidade acadêmica para a reitoria da Universidade, que irá ocorrer neste ano.
Outra decisão tomada durante a AG – já divulgada pela ADUA – foi a aprovação de uma nota contra a discussão sobre a retomada do ensino devido à crise pandêmica no Amazonas. A nota pública, aprovada durante a assembleia, afirma que julga “humano e prudente adiar temporariamente a deliberação sobre a retomada do ensino e a definição do calendário” acadêmico de 2021. A nota foi lida durante a Reunião Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no dia 4 de fevereiro.
Greve sanitária
O indicativo de greve sanitária (caso as aulas presenciais sejam determinadas) foi aprovado 67 votos a favor, sete votos contra e oito abstenções. Na AG virtual, a 1ª vice-presidente da Regional Norte 1, Milena Barroso, explicou que a greve sanitária foi uma deliberação do 9º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário e que tem como tema “Greve Sanitária em defesa da vida, contra o retorno presencial das atividades de ensino”.
O indicativo de greve sanitária aprovado pelos (as) docentes da Ufam foi comunicado na reunião conjunta dos setores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes) do ANDES-SN. O encontro virtual ocorreu no dia 6 de fevereiro (sábado).
Escolha da Reitoria
Os (as) docentes decidiram, ainda, que a ADUA irá participar da comissão para a escolha da nova reitoria da Ufam desde que o processo conte com a participação dos demais segmentos da comunidade acadêmica (discentes e Técnicos(as)-administrativos(as) em Educação). Durante a Assembleia Virtual, a categoria votou e aprovou também que a votação deve ser paritária e a eleição realizada virtualmente.
Para representar a ADUA na Comissão que irá acompanhar o processo, a categoria indicou as professoras Iolete Ribeiro da Silva e Heloisa Maria Braga Cardoso da Silva e os docentes Francisco Jacob Paiva da Silva, Antônio José Vale da Costa e Mateus Coimbra de Oliveira. A comissão é formada por representantes de cada segmento da comunidade.
A Assembleia Geral Virtual contou ainda com a posse da Comissão de Representantes das Unidades (Crad).
Foto ilustrativa - A assembleia foi realizada virtualmente
Fonte: ADUA
|