A forte resistência dos movimentos sindical, estudantil e social à adesão das Universidades Federais à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares manteve em pauta a discussão sobre a criação e atuação da Ebserh junto aos HU. O assunto foi tema do debate ao vivo promovido na noite da última quarta-feira (28), pelo programa Expressão Nacional, da TV Câmara.
A 2ª vice-presidente da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN, Elisabeth Barbosa, participou representando o Sindicato e pode apresentou a posição contrária do movimento docente à privatização da Saúde Pública e ao ataque à autonomia universitária promovidas pela empresa.
"A Ebserh vai de encontro à autonomia universitária. O hospital universitário faz parte da universidade, deve ser formador e não vender serviços. O governo alega que não tem dinheiro, mas transfere para a Ebserh a verba que deveria ser destinada aos hospitais universitários", disse Elizabeth.
Além da diretora do ANDES-SN, participaram também do debate o consultor jurídico da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Wesley dos Santos, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e a deputada Carmem Zanotto (PPS-SC).
O programa é reprisado quinta, às 4h, às 8h30 e às 19h; sexta, às 11h e às 19h; sábado, às 3h30; domingo, às 5h30.
Fonte: ANDES-SN |