Reitores (as) e vice-reitores (as) eleitos (as) e não empossados (as) emitiram uma carta aberta contra a intervenção promovida pelo governo Bolsonaro e que já atingiu cerca de 20 Instituições de Ensino Superior (Ifes) brasileiras. Em “A Democracia Precisa Prevalecer”, os (as) docentes defendem o respeito às escolhas das comunidades acadêmicas e à autonomia universitária, prevista na Constituição Federal.
“Os signatários têm consciência de que, tal como em outros momentos difíceis da nossa história, é só pela luta e organização coletiva que ele poderá ser revertido (...) Portanto, é para ampliar e fortalecer esta luta pelo respeito às universidades e institutos federais que conclamamos a sociedade a se juntar a nós e exigir dos poderes constituídos que respeitem a democracia e a autonomia das instituições de ensino no país”, afirmam em trecho da carta. Leia o texto na íntegra aqui
O documento é assinado por reitores (as) e vices eleitos (as) das universidades federais da Fronteira Sul (UFFS); do Piauí (UFPI); da Grande Dourados (UFGD); do Espirito Santo (Ufes); do Triângulo Mineiro (UFTM); do Recôncavo da Bahia (UFRB) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Também assinam a carta os (as) reitores (as) e vices das universidades federais Rural do Semi-Árido (Ufersa); do Rio Grande do Sul (UFRGS); do Vale do São Francisco (UNIVASF); da Paraíba (UFPB); do Ceará (UFC); de Itajubá (Unifei); de Pelotas (UFPel) e de São Carlos (UFSCar), além dos reitores dos institutos federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e de Santa Catarina (IFSC) e do diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).
Conforme último levantamento do ANDES-SN, 20 Ifes sofreram ou ainda sofrem intervenção na escolha de seus representantes. São elas:
1) Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
2) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
3) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
4) Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
5) Universidade Federal do Ceará (UFC)
6) Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
7) Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)
8) Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)
9) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
10) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
11) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
12) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
13) Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
14) Universidade Federal do Piauí (UFPI)
15) Universidade Federal Sergipe (UFS)
16) Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
17) Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
18) Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ)
19) Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
20) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Fonte: com informações do ANDES-SN
|