As Frentes Nacional e Amazonense contra a Privatização da Saúde emitiram uma nota em solidariedade aos defensores públicos que atuam no município de Parintins (AM), Gabriela Ferreira Gonçalves e Luiz Gustavo Cardoso do Nascimento. No último domingo (24), os advogados haviam denunciado a situação de pacientes com Covid-19 na cidade.
Em vídeo gravado, em frente ao Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, os defensores relataram a ocorrência da primeira morte confirmada na cidade devido à falta de oxigênio: um homem de 41 anos. Eles denunciaram, ainda, que os respiradores enviados pelo governo do Amazonas ao município não são próprios para uso de pacientes em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
A Prefeitura de Parintins havia anunciado que o acionamento de uma segunda usina de oxigênio, na última terça-feira (19/01), garantiria o abastecimento de “todas as unidades de saúde do município que enfrentam a pandemia da Covid-19” e até “ajudar municípios vizinhos que precisem do produto para atender seus pacientes”, conforme nota publicada no site oficial da prefeitura.
|