A notícia do falecimento do professor Edmundo Fernandes Dias foi recebida com muita tristeza pelo ANDES-SN. Edmundo Dias teve participação ativa na criação e construção do Sindicato Nacional, além de especial e fundamental contribuição na análise de conjuntura em diversos momentos de crise vivenciados pela classe trabalhadora e na formação sindical de inúmeros docentes e trabalhadores de outras categorias. Ele era docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.
Ainda no início da constituição da entidade, quando era a Andes – Associação dos Docentes, Edmundo ocupou o cargo de suplente na Regional São Paulo (1982-1984) e depois suplente da vice-presidência da mesma regional entre 1988 e 1990. Foi 3º vice-presidente do Sindicato Nacional na gestão 1992-1994, ocupou duas vezes o cargo de secretário-geral do ANDES-SN (1994-1996 e 200-2002) e 3º secretário entre os anos de 2004 e 2006.
O 30º Congresso Nacional do ANDES-SN, realizado em fevereiro de 2011 em Uberlândia, foi o último evento nacional da entidade que contou com a presença do professor Edmundo Dias. O encontro marcou os trinta anos do Sindicato que Edmundo ajudou a construir e, naquela ocasião, ele foi homenageado por sua contribuição ao movimento docente, sindical e de luta da classe trabalhadora.
“Amar é um ato revolucionário, pois só os revolucionários amam”, dizia Edmundo Fernandes Dias.
Leia abaixo a nota de pesar da Diretoria da ADUA
“É com profunda consternação que a ADUA comunica o falecimento do Professor Doutor Edmundo Fernandes Dias, ocorrido na manhã da última sexta-feira, dia 03 de maio de 2013. Edmundo era Mestre em Sociologia e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (Usp). Docente aposentado do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor Edmundo participou ativamente do processo de fundação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN, na década de 1980.
O ilustre professor contribuiu significativamente com a nossa ADUA durante o “Seminário Estatuinte Ufam”, em 2011, momento em que lançou o livro “Revolução e História - das Teses ao Manifesto”, na sede da seção sindical, no Campus Universitário da UFAM.
No livro, o pesquisador trouxe uma reflexão profunda e abrangente sobre a trajetória intelectual e prática de Marx e Engels desde as Teses sobre Feuerbach até o Manifesto Comunista. A obra marxiana foi apresentada como uma produção coletiva ao invés de um produto de um único autor, que foca a conclamação à luta e não a um fenômeno histórico.
No mesmo evento, contribuiu com a palestra “A Função Social da Universidade Hoje”, conjuntamente com o professor Aloysio Nogueira de Melo da Ufam, especialista em História e Historiografia da Amazônia.
Enfim, Edmundo Fernandes se destacou como um professor e pesquisador comprometido com os princípios do ANDES-SN, sindicato que ele ajudou a criar na perspectiva de uma universidade pública e autônoma, capaz de dialogar com a sociedade.”
Fonte: ANDES-SN e ADUA |