1979
- Comissão denominada Associação Representativa dos Docentes da Universidade do Amazonas - ARDUA, tendo como objetivo discutir a fundação da ADUA.
Foto: Boletim Luta Ardua nº 01, Ano 1 - 1979. Arquivo da Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas - ADUA
- Fundação da Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas – ADUA, no dia 28 de outubro.
- Posse da Diretoria Provisória da ADUA em ata de fundação, no dia 28 de outubro.
Diretoria:
Edinéia Mascarenhas Dias (ICHL); José Henrique Mesquita (ICE); José Odair Pereira (ICB); Marcus Luiz Barros (MEDICINA); Marilene da Silva Ribeiro (ICHL); Osvaldo Gomes Coelho (ICHL); Randolpho de Souza Bittencourt (FES).
1980
- Eleição da primeira Diretoria da ADUA, em 30 de abril.
Diretoria:
Randolpho de Souza Bittencourt (FES), Marcus Barros (FCS), Marilene Corrêa (ICHL), Oswaldo Coelho (ICHL), Edinéia Mascarenhas (ICHL), Maria Lúcia Belém Pinheiro (ICE), Frederico Durães.
- Posse da primeira Diretoria da ADUA, em 09 de maio.
- I Encontro de Professores Universitários do Amazonas, organizado pela ADUA nos dias 11, 12 e 13 de junho.
- Paralisação Nacional de Docentes de 48 horas, visando reajuste salarial, encaminhamento imediato do projeto de reestruturação de carreira do magistério e por mais verbas na educação. Realizada nos dias 05 e 06 de novembro.
Foto: Jornal da ADUA nº 05, Ano 1 - 1980. Arquivo da ADUA
1981
- Participação da ADUA no III Conselho Nacional de Associações Docentes – CONAD.
- Aprovação do anteprojeto de resolução que disciplina a Profissão e Ascenção Funcional do pessoal Docente e Técnico Administrativo, em agosto.
Foto: Boletim da ADUA, agosto - 1981. Arquivo da ADUA
1982
- Eleição da segunda Diretoria da ADUA, em 22 de março.
Diretoria:
Luís Caetano Sales (ICHL), José Dantas Cyrino Junior (FACED), Waldir dos Santos Costa (FACED), José Francisco Queiroz de Melo. Takeo Siosaki (FM), Almerelio Gonçalves Neves (ICE), Waldir Nunes Pacheco (ICHL).
- Posse da segunda Diretoria da ADUA, em 25 de março.
- Concurso de criação para logotipo da ADUA, em 07 de outubro.
- O Presidente da Adua Prof. Luiz Caetano de Salles discute com o Governador do Estado para solicitar uma área para a construção da sede da ADUA, presente na ata da 10ª Reunião do CRAD no dia 13 de dezembro.
Foto: Ata de Assembleia da ADUA, no dia 13 de dezembro de 1982. Arquivo da ADUA
1983
- Dia Nacional de Luta em busca de contestar a política salarial e a orientação da política brasileira, em 22 de março.
Foto: Ata de Assembleia da ADUA, no dia 16 de março de 1983. Arquivo da ADUA
- I Encontro de Associações Docentes da Região Norte, ocorrido nos dias 21 e 24 de abril.
Foto: Banner do I Encontro das Associações de Docentes da Região Norte. Arquivo da ADUA
- ADUA se posiciona em Carta ao Governador do Estado, contra agressões e prisões sofridas por professores da Universidade do Amazonas.
Foto: Anexo de ata de assembleia da ADUA, no dia 07 de outubro de 1983. Arquivo da ADUA
- Eleição da Diretoria provisória da Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas, mediante suspensão até abril do seguinte ano, o segundo parágrafo do artigo 39 do estatuto da ADUA. em 30 de novembro.
Diretoria:
Marcus Barros (FCS), Nélson Fraiji (FCS), Edson de Oliveira (FD), Frederico Mendes Arruda (ICB), José Ribamar Bessa Freire (ICHL), Manoel Galvão (FCS), Paulo Pinto Monte (ICHL).
- Aprovação da Carta de Princípios da Associação de Docentes da Universidade do Amazonas, discutida e aprovada em ata do dia 27 de dezembro e publicada no dia 28 de dezembro.
Foto: Carta de Princípios do Arquivo da Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas – ADUA, no dia 28 de dezembro de 1983. Arquivo da ADUA
1984
- Eleição para a terceira Diretoria da ADUA, estipulada entre os dias 14 e 18 de maio, composta por uma chapa unitária tirada em assembleia.
Diretoria:
Marcus Barros (FCS), Marilene Corrêa (ICHL), Moisés Nobre Leão (ICHL), Narciso Lobo (ICHL), Manoel Galvão (FCS), Nelson Fraiji (FCS), Neliton Marques (FCA).
- Indicativo nacional de GREVE para julho, diante do quadro que ameaça as extinções das Universidades brasileiras.
- Fundação do Comitê de Defesa da Universidade do Amazonas, em 07 de agosto.
Foto: Ata de Fundação do Comitê de Defesa da Universidade do Amazonas, no dia 07 de agosto de 1984. Arquivo da ADUA
- ADUA resiste diante de repressão interna da UA, contra seus membros e representantes do CRAD, publicado em panfleto de convocação de Assembleia do dia 11 de setembro.
Foto: Panfleto de convocação para Assembléia da ADUA - 1984. Arquivo da ADUA
1985
- Paralisação Nacional de 24 horas reivindicando ajuste salarial, aposentadoria integral e adicional por dedicação, em 04 de março.
Foto: Panfleto de convocação para Assembléia da ADUA - 1985. Arquivo da ADUA
- ADUA mobiliza caravana a Reitoria para pressionar a homologação da lista Sêxtupla da Comunidade em 27 de maio.
- Paralisação da Universidade do Amazonas buscando encaminhamentos para o processo de democratização da universidade. Realizada nos dias 28 e 29 de maio.
Foto: Panfleto de paralisação da Universidade do Amazonas - 1985. Arquivo da ADUA
- Greve Geral das Instituições de Ensino Superior Fundacionais, tendo como pautas 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), 38.5 % de reposição salarial, 50% de adicional para tempo integral e dedicação exclusiva e aposentadoria integral. Greve deflagrada em 19 de agosto, durou mais de 45 dias, com sua saída após 02 de outubro.
(01) (02)
(03) (04)
Foto1 :Boletim da Greve nº 02 - 1985. Arquivo da ADUA
Foto 2: Ato em defesa da democracia - Greve de 1985. Arquivo da ADUA
Foto 3: Greve de 1985. Arquivo da ADUA
Foto 4: Assembleia de professores – Greve 1985. Arquivo da ADUA
- ADUA organiza show musical no Teatro Amazonas como forma de mobilização de Greve, em 29 de agosto.
- ADUA vai em Caravana até Brasília para ato público no Congresso Nacional com caminhada até o MEC, seguido com um ato público em frente ao MEC. Em 18 de setembro.
(01) (02)
Foto 1: Boletim da ADUA nº 15 - 1985. Arquivo da ADUA
Foto 2: Ato com a delegação da ADUA no Congresso Nacional, em Brasília – Greve 1985. Arquivo da ADUA
1986
- Paralisação Nacional de 48 horas, reivindicando isonomia salarial, reforma universitária, estatuinte, política de verbas e PCS (regulamentação e implementação). Realizada nos dias 6 e 7 de maio.
Foto: Boletim da ADUA nº 02 - 1986. Arquivo da ADUA
- Posse da quarta Diretoria da ADUA, em 10 de junho.
Diretoria:
Silvério Tundis (FCS), Edson de Oliveira (FD), Moisés Nobre Leão (ICHL), Izabel de M. Vale (ICHL), Marlene Pardo (FACED), Norma Sandra (FM) Heyrton Bessa (ICE).
- Paralisação Nacional reivindicando regime de trabalho que contemplasse FGTS. Aposentadoria integral, salário diferenciado por região, estabilidade de emprego, reajuste de salário para dedicação exclusiva. Realizada em 27 de agosto.
Foto: Ata de Assembleia da ADUA, no dia 27 de agosto de 1986. Arquivo da ADUA
- Dia de Mobilização Nacional visando a discussão da Gratificação Individual de Produtividade de Ensino (GRIPE), regime de 40 horas semanais de trabalho, função de confiança nos postos da universidade com remuneração e aposentadoria integral. Realizada em 29 de setembro.
Foto: Ata de Assembleia da ADUA, no dia 27 de setembro de 1986. Arquivo da ADUA
1987
- I Conselho Nacional de Associações Docentes Extraordinário - CONAD em Brasília – DF, dos dias 20 a 24 de março.
- 1ª Greve Geral Unificada das Universidades Autárquicas com as fundacionais. Reivindicando verbas que possibilitem o pleno funcionamento das Instituições de Ensino Superior Federais e pelo fim da proibição de contratações, solução para a enorme defasagem salarial, aposentadoria integral e definição de um plano de cargos e salários. Greve deflagrada no dia 23 de março, tendo duração de 45 dias e com saída no dia 06 de maio.
(01)
(02) (03)
Foto 1: Boletim da ADUA nº 05 - 1987. Arquivo da ADUA
Foto 2: Assembleia dos Professores – Greve de 1987. Arquivo da ADUA
Foto 3: Assembleia dos Professores - Greve de 1987. Arquivo da ADUA
- Adua organiza juntamente com o artista Otoni Mesquita um Mural da Greve.
1988
- Indicativo de GREVE da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior – ANDES para os dias 18 e 19 de março, publicada em boletim 27 de março. Tendo como pautas verbas para a ciência e tecnologia, contra a política de demissões como pretexto de redução de déficit público, reajuste mensal de salários e reposição das perdas e carreira única nas Instituições de Ensino Superior.
- Paralisação de 48 horas do Funcionalismo Público em defesa da Universidade Pública e Gratuita e seu processo de Democratização. Realizada nos dias 03 e 04 de maio.
Foto: Ata de Assembleia da ADUA. no dia 21 de abril de 1988. Arquivo da ADUA
- Posse da quinta Diretoria da ADUA, em 26 de maio.
Diretoria:
Maria Izabel de Medeiros Valle (ICHL), Moises Nobre Leão (ICHL), Walmir de Albuquerque Barbosa (ICHL), Ediracy Guedis Barros da Silveira (FACED), Wilson Alberto Pereira (ICB), José Humberto Michiles (FES), Daniel Rocha Filho (ICE).
- Dia Nacional de Protesto contra a política de destruição da Universidade pública, pela democratização da elaboração e acompanhamento dos orçamentos das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas e pela nomeação e posse dos reitores eleitos. Realizado em 9 de novembro.
- Discussão a respeito da Sindicalização do Movimento Docente, em 9 de novembro.
Foto: Boletim da ADUA nº 16 - 1988. Arquivo da ADUA
- Andes torna-se Sindicato Nacional – aprovado em Congresso Extraordinário da ANDES no Rio de Janeiro, em 22 de novembro.
Foto: Boletim da ADUA nº 17 - 1988. Arquivo da ADUA
1989
- Greve Geral Nacional de 48 horas, que reivindica manutenção no montante orçamentário aprovado pelo Congresso Nacional para Ciência e Tecnologia, contra as demissões previstas na medida provisória nº 33, pela revogação dos decretos que proíbem contratações e abertura imediata para concurso público para atender à necessidade das Instituições de Ensino Superior. Realizada nos dias 14 e 15 de março.
Foto1: Boletim da ADUA "Greve - Debate quente" - 1989. Arquivo da ADUA
- Greve Geral tendo com pauta central a luta contra a destruição da Universidade Pública e com as inconformidades com o quadro da então política brasileira. Reivindicam verbas para a Universidade, contratação imediata de novos professores e reposição salarial. Deflagrada 09 de maio, com duração de 72 dias, tendo sua saída para o dia 18 de julho.
Foto: Boletim sda ADUA nº 08 - 1989. Arquivo da ADUA
- Universidade na Praça promovida pela ADUA, realizada nos dias 31 de maio e 01 de junho na Praça da Saudade e no dia 13 de junho na Praça da Polícia.
(01) (02)
(03) (04)
Foto 1: Boletim da Greve nº 03 - 1989. Arquivo da ADUA
Foto 2: Boletim da Greve nº 06 - 1989. Arquivo da ADUA
Foto 3: Universidade na Praça, Praça da Polícia – Greve de 1989. Arquivo da ADUA
Foto 4: Universidade na Praça, Praça da Polícia – Greve de 1989. Arquivo da ADUA
- Aniversário de 10 anos da Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas - ADUA.
(01)
(02) (03)
Foto 1: Boletim da ADUA nº 15 - 1989. Arquivo da ADUA
Foto 2: Festa de Aniversário da Associação dos Docentes da Universidade do Amaoznas - 1989. Arquivo da ADUA
Foto 3: Festa de Aniversário da Associação dos Docentes da Universidade do Amaoznas - 1989. Arquivo da ADUA
1990
- ADUA realiza com ASSUA, DCE e reitoria o II Seminário de Avaliação e Democratização 25 anos de U.A. no período de 20 a 23 de março, buscando avaliar a função social da UA nos seus 25 anos de existência e concretizar o projeto de universidade autônoma, democrática, pública, gratuita e de boa qualidade.
Foto: Boletim n.02/90 de 19 de março
- Demissão em massa na universidade. ADUA discute politicamente a conjuntura e propostas de luta.
Foto 01: Boletim n. 7/90 de 16 de maio
Foto 02: Boletim n.14/90 de 20 de junho
- ADUA vai à Câmara de Vereadores no dia 31 de maio e discute a situação da crise da Universidade Brasileira, em particular, da UA.
- Ameaça de corte de 30% dos recursos destinados às IFES. ADUA, ASSUA e DCE compõem uma força de mobilização e organização em defesa do ensino público gratuito.
Foto: Boletim n. 10/90 em 31 de maio
- Posse da nova diretoria “ADUAÇÃO”
- Aprovado indicativo de greve a partir de 24 de setembro
Foto: Boletim n. 19/90 em 17 de setembro.
- Professores decidem pela formação de uma Diretoria Provisória na ADUA, responsável por encaminhar discussões e organizar as eleições.
Foto: Boletim n.06/90 em 08 de maio.
- ADUA participa do Dia Nacional de Luta em Defesa da Escola Pública. ADUA, ASSUA e DCE em conformidade com a deliberação da assembleia do dia 21 de maio realizam ato no dia 23 de maio às 16h na Praça do Congresso com as pautas “Diga não à demissão” e “Diga não ao corte de 30%”
Foto: Boletim n. 09 de 23 de março.
- Toma posse no dia 14 de setembro a nova diretoria eleita da ADUA composta por: Albertino de Souza Carvalho – ICE; Ricardo Pereira Parente – ICHL; Evandro Ribeiro – FCS; Flavio de Oliveira Nogueira – FES; Isaac Warden Lewis – FACED; Elenize Faria Scherer – ICHL; Katia Viana Cavalcante – ICHL.
Foto: Boletim n.18/90 de 14 de setembro
- Docentes da UA tiram indicativo de greve com a participação de alunos e servidores da UA e análise da universidade no contexto do Plano Collor preocupando-se também em esclarecer a sociedade civil sobre o significado da luta por conta do arrocho salarial, privatização do ensino e baixos salários de professores. A mobilização conta com uma série de atividades dentro e fora dos muros da universidade.
- Nos dias 25, 26 e 27 de setembro são realizadas atividades em Praça Pública no Largo de São Sebastião das 17 às 19h
Foto: Boletim da ADUA n.20 de 24 de setembro
- ADUA analisa a política do Governo Collor para os Servidores Públicos Federias, ataques aos salários, retirada da responsabilidade do Estado pelos serviços públicos rumo à sua privatização e chama os professores para a luta a fim de fortalecer as condições de negociação da pauta dos docentes e articular as reivindicações com os demais servidores e chama a paralisação acadêmica no dia 05 de outubro.
Foto: Boletim n.21 de 01 de outubro.
- ADUA operacionaliza ação judicial visando recuperar as perdas salariais referentes aos planos Bresser e Collor.
- ADUA inicia discussão sobre a transformação em Seção Sindical
Foto: Boletim n.23 de 28 de outubro
1991
- Docentes da ADUA deflagram greve no dia 05 de junho em Assembleia Geral.
Foto: Telegram da ADUA ao Professor José Goldemberg, Ministro da Educação, sem data.
- ADUA realiza no período de 17 a 21 de junho paralisação didática composta por docentes, alunos e servidores. A ação coletiva foi realizada em função do exame de duas posições contrastantes: “a proposta do MEC para o ensino superior (o projetinho)” e a “proposta da ANDES para o ensino superior”.
Foto: Documento “Repensando a alternativa de luta da paralisação didática” – CLG/ADUA -SSind em 13 de junho.
- ADUA debate sobre o “projetinho” e LDB no dia 17 de junho no Auditório Alalaú – FACED.
- Ato em defesa da Universidade na Assembleia Legislativa do Estado no dia 18 de junho
- Ato na Faculdade de Medicina e caminhada até a Delegacia do MEC no dia 19 de junho
- Realização de Quinta cultural no Centro de Convivência do mini-campus no dia 20 de junho
- Aula pública na Praça do Congresso no dia 21 de junho.
Foto: Calendário Comando Unificado de Greve em 14 de junho.
- ADUA envia carta ao diretor do jornal A Crítica questionando e solicitando direito de resposta sobre a abordagem pejorativa do jornal com relação às atividades da Aula na Praça do Congresso do dia 21 de junho.
Foto: Documento Comando Local de Greve em 24 de junho
- ADUA convida comunidade universitária, entidades da sociedade civil e a população em geral para o ato público em Defesa da Universidade Pública e Gratuita no dia 03 de julho na Praça da Matriz. Pautas: recomposição das perdas salariais; contra a privatização das universidades; dignidade dos profissionais de ensino; direito de todos à educação superior competente; universidade laica, autônoma, pública e gratuita.
Foto: Boletim n.4 – Comando Unificado de 01 de julho
- Comando Unificado de Greve publica Nota aos Futuros Alunos da Universidade do Amazonas nos municípios de Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e outros a fim de esclarecê-los sobre a greve nas universidades brasileiras, que visa lutar contra o projeto privatista do Governo Collor e salários corroídos pelo arrocho salarial.
Foto: Comunicado do Comando Unificado de Greve, sem data.
- ADUA publica Carta Aberta à Sociedade Amazonense sobre os cem dias de greve. Na ocasião, a mais longa paralisação nas atividades de ensino superior do país.
Foto: Carta Aberta à Sociedade Amazonense – Comando Local de Greve – ADUA – Seção Sindical, sem data.
1992
• Participação da ADUA no XI Congresso da ANDES realizado em Cuiabá de 16 a 22 de fevereiro.
Foto: Ata da Assembleia Geral ocorrida no dia 07 de maio.
- Dia Nacional de Luta Contra a Privatização. Ato público no ICHL realizado pela ADUA em conjunto com a ASSUA, DCE e SINTESAM no dia 13 de maio. Contra o “Emendão” do Governo Collor.
- Eleição da ADUA – Seção Sindical para a Diretoria biênio 92/94 em 27 de maio.
- Eleição da ANDES – SN para diretoria biênio 92/94 de 26 a 28 de maio.
Foto: Editorial Ano II nº 03 – maio/92. Manaus. Arquivo da ADUA.
- Encontro Nacional dos docentes das IFES: 22, 23 e 24 de maio, UFF.
- Encontro de AD’s e Reunião do Setor das Federais: sede da ANDES. 29, 30 e 31 de maio.
- ADUA recebeu da Câmara Municipal de Manaus moção de solidariedade, de autoria do vereador João Pedro G. da Costa pela luta da Associação contra a emenda em tramitação no Congresso Nacional para modificar o artigo 207 da Constituição Federal (PEC 56B)
- Eleição para o CRAD, 09 de junho. Representantes na FCA, ICHL, FACED e FCS.
- Participação da ADUA no Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública.
- Posse da nova Diretoria Executiva da ADUA (1992/1994). Gestão “Dedicação Exclusiva”: Henrique dos Santos Pereira (FCA), Francisco Jacob P. da Silva (FACED), Andre S. M. Normande (ICB), Berenice Carvalho (ICHL), Sonia Aguiar da Cunha (ICB), Raffaele A. Novelino (ICE), José Alberto C. Carvalho (ICHL)
Foto: Boletim 01/92 em 15 de junho
- Participação no Movimento Pró-Impeachment em 22 de setembro
- Participação no Congresso do SINTEAM. 25, 26 e 27 de setembro, Teatro Amazonas e mini campus.
- Participação no Programa “Sem Censura”, TV Cultura, cujo tema era a Universidade do Amazonas.
Foto: “Informes Locais” (sem data).
- ADUA participa do Seminário “Universidade Ameaçada”
Foto: Ata da Reunião da Diretoria da ADUA realizada em 06 de junho.
- ADUA participa do Fórum de Defesa da Escola Pública em favor da LDB.
- Escolha de delegados para o XXIV CONAD, realizado em Fortaleza de 22 a 27 de junho.
- É deliberado a criação de Assessoria Jurídica para a ADUA, em Assembleia Geral do dia 17 de junho.
Foto: Ata da Assembleia Geral ocorrida no dia 17 de junho.
- ADUA participa da reunião da CPI do Meio Ambiente, Minorias e Consumidor, realizada em Manaus no dia 28 de julho.
- Deliberação sobre a participação da ADUA no ato público do dia 10 de agosto, em apoio à CPI/ “impeachment”.
Foto: Ata da Assembleia Geral realizada no dia 29 de julho
- Participação da ADUA no V Encontro Regional Norte no período de 02 a 0 de setembro em Belém, Pará.
- Participação da ADUA – SS no Fórum Multiprofissional pela Dignidade na Política.
Fotos: 01, 02, 03 e 04 Ata da Reunião CRAD/Diretoria em 19 de agosto.
Foto 05: Editorial Ano II, n.04 em setembro
- Mobilização dos docentes na Campanha “Fora Collor”.
Fotos 01 e 02: Ata da Assembleia Geral realizada em 02 de setembro.
Foto 03: Editorial Ano II, n.04 em setembro.
- ADUA propõe a formação e uma comissão para proposta de projeto sobre a Isonomia
Foto: Ata da reunião CRAD/Diretoria em 14 de outubro.
- ADUA participa do III Seminário de Avaliação na UA entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro com os seguintes objetivos: “instrumentalizar a comunidade acadêmica para que possa participar de forma ampla, pública e democrática do processo de avaliação institucional da UA; ensejar a participação de entidades representativas da sociedade civil, para que manifestem suas expectativas a respeito do desempenho da UA, contribuindo dessa forma ao seu aperfeiçoamento e, consequentemente, a construção de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade;” entre outros.
Foto: Editorial – Ano II, n.05 de novembro de 1992
1993
- XII Congresso da ANDES em Manaus de 28 de fevereiro a 05 de março, com a participação de 53 ADs. Professores avaliam que o congresso resultou em um saldo político positivo para a ADUA.
Fotos 01 e 02: Ata da Assembleia Geral realizada no dia 16 de março
Fotos 03, 04 e 05: XII Congresso da ANDES em Manaus. Arquivo ADUA.
- Paralização das atividades no dia 04 de maio – Dia Nacional de Luta e participação, junto com os estudantes e demais Servidores Públicos Federais no Ato Público na Praça do Congresso pautando isonomia, piso e política salarial
Foto: Informativo da Diretoria em 01 de maio
- Câmara Municipal de Manaus realizou sessão especial sobre a Universidade, com a presença de representantes dos três segmentos: ADUA, ASSUA e DCE.
- Instalação do GT de imprensa da ADUA
- ADUA participa do VI Encontro Regional Norte da ANDES-SN no período de 13 a 15 de maio em Porto Velho
Foto: Ata da Assembleia Geral realizada em 07 de maio.
- Deflagração da greve de 1993 em 13 de maio. Pauta específica dos docentes: política salarial, com reposição de perdas e reajustes mensais; piso salarial; isonomia já; liberação do FGTS; liberação dos passivos trabalhistas (URGP, Bresser, Collor); aprovação da LDB; política nacional de capacitação docente. Os professores apontam os efeitos da política neoliberal continuada pelo governo Itamar a partir de Collor sobre os trabalhadores através de baixos salários, processo de privatização, contingenciamento de verbas e ressaltam aliança entre os Servidores Públicos Federais.
Fotos 01 e 02 : Ata de Assembleia Geral realizada em 13 de maio;
Foto 03: Boletim extra – Abril de 93
Foto 04 e 05 : Documento “Pela Deflagração da Greve” escrito pela Diretoria da ADUA de 13 de maio
Foto 06: Jornal “Amazonas em Tempo”, sexta-feira, 14 de maio.
- ADUA realiza passeata com servidores técnicos administrativos e trabalhadores da saúde até a Delegacia do MEC – AM para entregar pauta de reivindicações.
Foto: Matéria para Jornal, em 20 de maio.
- Ato Público dos Servidores Públicos Federais em greve na Praça do Congresso no dia 25 de maio.
Foto: Boletim nº1, CLG/ADUA/93 de 24 de maio.
- ADUA lança carta aberta à população explicando os motivos da deflagração da greve como os baixos salários e verbas reduzidas que defasam o ensino público, chamando a sociedade para a defesa da universidade.
Foto: Carta Aberta à População, Comando Local de Greve dos Docentes em maio de 1993
- ADUA lança carta aberta aos estudantes apontando o projeto neoliberal que desmantela os serviços públicos e sustenta a política privatista no governo Itamar e propõe a reflexão sobre a prioridade na luta pela escola pública, gratuita e de qualidade.
Foto: Carta Aberta aos Estudantes, ADUA – Seção Sindical, maio de 1993
- ADUA participa de atividade na praça “A Importância do Serviço Público para a Sociedade” na Praça da Polícia, em conjunto com os SPFs no dia 03 de junho.
Foto: Ata da Assembleia Geral ocorrida no dia 02 de junho
- Suspensão da greve, com retorno às atividades previsto para o dia 15 de junho.
Foto: Ata da Assembleia Geral da ADUA em 09 de junho.
1994
- ADUA reúne com ADUFPA, ADUNIR, ADUFAC e SESDUF em ocasião do VII Encontro Regional Norte para tratar da sucessão ANDES/ADs
Foto: Ata da Reunião de Articulação realizada em 04 de fevereiro
- ADUA participa do XIII Congresso da ANDES de 21 a 26 de fevereiro em Viçosa, Minas Gerais.
- ADUA acata o indicativo de greve geral proposta pela CUT na Reunião do Setor das Federais. Inicialmente, greve de 48h nos dias 22 e 23 de março. Contra o Plano FHC; contra Revisão Constitucional; Política Salarial com reajustes que correspondam integralmente a inflação; Não pagamento da dívida externa, reformas agrárias e urbanas; política agrícola sob controle dos trabalhadores.
- Processo sucessório da ADUA:
09 de março: composição e instalação da comissão eleitoral
24 e 25 de março: eleições
31 de março: posse da diretoria eleita.
Foto: Ata da Assembleia Geral realizada no dia 09 de março
- ADUA participa do XIII Congresso da ANDES em Viçosa - Minas Gerais, em fevereiro.
Foto: XIII Congresso da ANDES. Arquivo ADUA
- Plano de Lutas para os docentes das IFES que pautava a luta contra a Revisão Constitucional; expunha os planos que levavam aos cortes nos salários dos docentes, entre eles: Plano Bresser, Plano Collor, Plano Verão, ausência de política salarial, reajuste diferenciado para os militares; a luta pela isonomia, autonomia e financiamento; seguridade social; previdência e carreira docente.
Foto: “Plano de Lutas” anexo à proposta de pauta da assembleia geral do dia 09 de março.
- Deflagração da Greve Geral por tempo indeterminado em 19 de abril. Denúncia do Plano FHC e seus efeitos sobre a sociedade, perdas salariais com a exigência da reposição das perdas históricas e o pagamento os passivos bem como a negociação de um plano de carreira única para o magistério superior e plano nacional de capacitação docente. No contexto local os professores apontavam a insuficiência dos acervos da biblioteca, com espaço físico impróprio e improvisado; terceirização dos Ru’s e problemas na qualidade da alimentação; precariedade na segurança do Campus, entre outras coisas – que se caracterizavam como “as “heranças” de um longo período de sucateamento da instituição”.
Foto: Ata da Assembleia Geral de 19 de abril
- ADUA envia carta de repúdio à aprovação da MP457 e reedição da MP434, que institui a URV e solicita manifestações contrárias à aprovação da MP de Deputados e Senadores do Amazonas.
Foto: Documento Comando Local de Greve dos Docentes da Universidade do Amazonas em 26 de abril
- ADUA participa do 28º CONAD no perído de 30 de junho a 01 de julho em Recife - Pernambuco
Foto: 28º CONAD. Arquivo ADUA.
- Toma posse a Diretoria da ADUA eleita para o biênio 94/96, composta por: Maria das Graças de Carvalho Barreto; Iraíldes Gonzaga Caldas; Ernesto Renan Freitas Pinto; Ricardo Pereira Parente; Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves; Antônio Machado Leitão; Jorge Aparício Catique.
Foto: Ata da Assembleia de Posse da Diretoria da ADUA em 15 de julho.
• ADUA expõe atraso em salários de professores e técnicos das Universidades no mês de dezembro.
Foto: Boletim nº 02 de 20 de dezembro
1995
- ADUA sedia o IX Encontro da Regional Norte da ANDES nos dias de 30 de março a 02 de abril.
Foto: Boletim n.5 – ano 15 em 24 de março
- ADUA decide indicativo e natureza da greve de ocupação em 15 de maio
Foto: Ata da Assembleia Geral realizada no dia 10 de maio.
- ADUA realiza reuniões temáticas em setoriais discutindo neoliberalismo e LDB.
Foto: Informativo da Greve n.º 02 em 17 de maio
- Servidores Públicos se mobilizam contra MP 1079 em virtude do arrocho e ADUA realiza Assembleia Geral para discutir a pauta da de reivindicações. Entre elas: abertura imediata de canal de negociações com o governo; reposição salarial emergencial aplicados sobre os salários de 01/95; pagamento do salário no mês trabalhado; revogação imediata da lei complementar 82 de 27/03
- ADUA cobra posicionamento do CONSUNI sobre a proibição de Contratação de Professores e de técnicos e administrativos e da não obrigatoriedade do concurso público para as IFES Públicas; A falta de repasse das de OCC conforme o estipulado por lei, e pelo aumento dessa verba; a reforma administrativa; a proposta do MEC para as IES Públicas: LDB – Darcy Ribeiro-MEC; Proibição da conversão de 1/3 das férias dos servidores.
Foto: Pronunciamento do Professor Raffaele Amazonas Novellino. 1º vice-presidente regional norte – ANDES – SN no CONSUNI em 28 de dezembro.
1996
- Professores avaliam a destruição da Universidade Pública pelo governo, impossibilidades de pesquisa e qualificação (corte de bolsas da CAPES), arrocho salarial em Assembleia.
- Professores discutem o não pagamento e buscam esclarecimento com o reitor a respeito da retenção do pagamento adiantado de dezembro.
Foto: Ata de Assembleia Geral realizada em 16 de janeiro.
- ADUA apresenta à reitoria reclamação dos professores referente ao pagamento de dezembro e solicitou explicação sobre o procedimento adotado pela UA para o pagamento do salário das férias: pagamento de 70% e retenção de 30%. Também fazia parte das pautas o corte de bolsas da CAPES e os cursos de especialização que configuravam privatização do espaço público, se, política de capacitação e autonomia dos coordenadores de cursos.
Foto: Relato da Audiência com Reitor em 23 de janeiro.
- ADUA denuncia o avanço da privatização e terceirização nos serviços na universidade pública. “Começa privatização da UA”
Foto: Jornal “Amazonas Em Tempo”. Quinta-feira 25 de abril de 1996.
- ADUA realiza mesa redonda para discutir os sintomas de privatização da Universidade do Amazonas.
Foto: Jornal “Amazonas Em Tempo”. Quarta-feira, 08 de maio de 1996.
- CLG – ADUA critica o MARE - Ministério da Administração e Reforma do Estado para o qual as universidades são “mera prestadores de serviços não exclusivos” e por isso podem sofrer com as práticas de contenção: diminuição de verbas, arrocho salarial, proibição de contratação.
Foto: Pronunciamento do CLG – ADUA/SSIND na Reunião Extraordinária do CONSUNI no dia 20 de maio.
- Greve deflagrada em 7 de maio. Pautas: reajuste de 46,19%; garantia das verbas para as Universidades Públicas; autonomia e contra as reformas administrativas e da previdência.
Foto: Jornal “A Crítica”. 25 de maio de 1996.
- ADUA analisa que a tarefa do movimento é concretizar a articulação dos docentes de ensino superior com docentes do 1º e 2º grau para a construção de uma ampla frente de defesa da Educação Pública. No Amazonas há por parto do Governo do Estado a redução de profissionais da educação do 1º e 2º grau, corte da carga horária de cadeiras, diminuições no número de cadeiras.
Foto: Avaliação da Greve, Comando Local de Greve – ADUA – SSIND em 27 de maio.
- CONSUNI censura a “destruição das universidades públicas, o rebaixamento salarial dos docentes e a proibição de contratações” e considera a legitimidade do movimento grevista em reunião nos dias 20 e 22 de maio.
Fontes: Jornal “Jornal do Norte”. Segunda-feira, 27 de maio de 1996
Jornal “A Crítica”. Sexta-feira, 24 de maio de 1996
Jornal “Amazonas Em Tempo”. 27 de maio de 1996.
- O CLG – ADUA deliberou participar das manifestações do GRITO DA TERRA realizadas no Amazonas. “A decisão foi fruto de avaliação que compreende o MST como o movimento que ganhou reconhecimento da sociedade, desmascarando a completa ausência de política fundiária. Dia 27 de maio Concentração na Praça São Sebastiao. Caminhada até o Sindicato dos Metalúrgicos. Dia 29 de maio, Ato Público em Defesa da Reforma Agrária, Praça da Saudade.
Foto: Informativo CLG – ADUA n.º07 de 27 de maio.
- ADUA promove, junto com outras entidades, no período de 27 a 29 de maio o Grito da Terra Brasil, pela valorização da agricultura familiar, reforma agrária e emprego e pelo fim da impunidade e da violência no campo e na cidade.
Foto: Panfleto. Maio de 1996. Arquivo da ADUA
- ADUA faz pedágio no para arrecadar recursos para o fundo de greve e dar maior visibilidade do movimento para a sociedade na Praça da Polícia, no dia 11 de junho.
Foto: Informativo n.º09 do CLG/ ADUA- SSIND em 10 de junho.
- ADUA fez um levantamento da situação dos quadros da UFAM e revela que “mais de 200 professores, principalmente mestres e doutores, deixaram a UA nos últimos cinco anos. Um titular-doutor não ganha mais de R$ 1.200.
Foto: Jornal Amazonas Em Tempo, em 23 de junho.
- É deliberado em Assembleia do dia 20 de junho a suspensão da greve por 30 dias a partir do dia 24 de junho sob as condições, no âmbito nacional, do andamento das negociações com o MEC. E no âmbito local, realização de um calendário único com base nos seguintes princípios: garantia de qualidade da reposição, respeito aos direitos trabalhistas, pagamento normal dos salários, reserva de um dia por mês para avaliação político-pedagógica das atividades das unidades e da Universidade. O Comando Local de Greve (CLG) é transformado em comando local de mobilização para manter as reuniões setoriais de avaliação das negociações locais e nacionais, nas unidades acadêmicas da UA.
Foto: Informativo n.º 01 do Comando Local de Mobilização ADUA -SSIND em 24 de junho.
- Toma posse a diretoria da ADUA eleita para o biênio 96/92 composta por: Maria das Graças de Carvalho Barreto; Ricardo José Torquato de Paiva; Aba Cristina Belarmino de Oliveira; Maria Linda Flora de Novaes Benetton; Geraldo Alves de Souza; João Pedro de Brito Filho; João Ricardo Bessa Freire.
Foto: Ata da Assembleia Geral de 11 de julho
1997
- ADUA participa do XVI Congresso da ANDES no período de 25 de fevereiro a 02 de março em João Pessoa - Paraíba.
Foto: Ata de reunião ordinária da Diretoria da ADUA em 10 de janeiro.
- ADUA participa do XXXIV CONAD no período de 04 a 06 de julho em Palmas - Tocantins
Foto: Ata de reunião extraordinária da ADUA – SSIND em 11 de junho
1998
- ADUA participa do XVII Congresso do ANDES em Porto Alegre no período de 6 a 11 de fevereiro.
Foto: Jornal Amazonas em Tempo em 25 de janeiro
- Professores da UFAM decidem sobre greve a partir de recomendação do sindicato nacional (ANDES) por melhores salários e condições de trabalho.
Foto: Jornal A Notícia em 26 de março.
- ADUA orienta professores a apresentarem os contracheques dos meses de fevereiro e março para denunciar judicialmente confisco fiscal.
Foto: Jornal A Crítica em 03 de abril.
- É deflagrada greve por tempo indeterminado no dia 16 de abril. Mobilizando a Universidade Pública gratuita e com qualidade social, salários dignos, emprego e a derrota de FHC.
Foto 01: Ata da Assembleia Geral de 16 de abril.
Foto 02: Carta aberta /á Comunidade do Comando Unificado de Greve
- ADUA realiza ato público pela greve na entrada do Campus no dia 22 de abril.
Foto: Jornal A Crítica em 22 de abril.
- ADUA realiza junto com Comando Unificado de Greve Carreata da Assembleia Legislativa até a sede do Palácio do Governo para entrega do PNE no Dia Nacional de Paralisação em Defesa do Ensino Público.
Foto: Jornal da Greve n.1 em 27 de abril.
- ADUA, DCE e ASSUA realizam manifestação de repúdio à política educacional do governo de Fernando Henrique Cardoso no dia 04 de maio na Faculdade de Ciências da Saúde.
Foto: Jornal Amazonas Em Tempo em 05 de maio.
- Calendário acadêmico da UA é suspenso, ADUA avalia positivamente decisão do conselho.
Foto: Jornal A Crítica de 05 de maio.
- Toma posse a nova diretoria da ADUA para o biênio 1998/2000, composta por: Narciso Júlio Freire Lobo; Ivani Ferreira de Faria; Raimundo Nonato F. Sobrinho; Ana Cristina Fernandes Martins; Walfran Miranda Braga; Ayssor Paulo Mourão; Marcílio Freitas.
Foto: Ata da Assembleia Geral dos professores da Universidade do Amazonas realizada em 06 de maio.
- CONSUNI apoia movimento paredista e suspende as atividades acadêmicas da UA.
- Comando Unificado de Greve realiza ato público na Faculdade de Ciências da Saúde buscando reafirmar posições do movimento grevista.
- Movimento recebe apoio dos deputados amazonenses na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Foto: Jornal da Greve n.2 em 06 de maio.
- ALEAM publica Moção de Apoio às Reivindicações das Universidades Públicas brasileiras, especialmente da Universidade do Amazonas
Foto: Moção de Apoio às Reivindicações das Universidades Públicas brasileiras, especialmente da Universidade do Amazonas em 05 de maio.
- ADUA realiza com o Comando Unificado de Greve aula aberta “Universidade resgata a cidadania” no dia 22 de maio na Praça do Congresso.
Foto: Registro da reunião do Comando Unificado de Greve em 14 de maio.
- Grevistas sofrem ameaça de corte de salários e fim da estabilidade do funcionário público. ADUA permanece na paralisação que alcança todo o país.
Foto: Jornal Amazonas em Tempo em 16 de maio.
- CLG visita Pós-Graduação LATO SUNSU para suspender e paralisar as atividades.
- Em portaria Reitor autoriza o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação a paralisar os cursos de LATO SENSU.
Foto: Ata da Assembleia Geral de 27 de maio.
- Comando Unificado de Greve publica nota em jornal para esclarecer as informações manipuladas pelo MEC sobre o PID – Programa de Incentivo à Docência, além de reafirmar que a pauta da greve está para além das questões salariais mas abrangem o preenchimento de 8 mil vagas, condições adequadas de trabalho e de estudo (bibliotecas, laboratórios, salas de aula, etc.).
Foto: Jornal A Crítica em 31 de maio.
- ADUA impetrou mandado de segurança coletivo, requerendo liminar na Justiça Federal para liberar salários. Professores em greve tiveram seus salários retidos pelo MEC.
Foto: Jornal Amazonas Em Tempo em 10 de junho.
- ADUA reúne com senador Jefferson Peres, a pedido do senador, para explicar o quadro da greve dos docentes em nível nacional e local. Na oportunidade professores esclarecem o posicionamento crítico do movimento docente quanto ao PEC 370 sobre a autonomia das IFES e ao GED (Gratificação do Estímulo à Docência no Magistério Superior).
Foto: Ata da reunião do CNG com o senador Jefferson Peres em 12 de junho.
- Professores bloqueiam entrada do Campus para impedir a entrada de alunos da pós-graduação que não parou mesmo após aprovação da suspensão das aulas pelo CONSUNI.
Foto: Jornal A Crítica em 16 de junho
- Comando Unificado de Greve realiza ato público em frente ao Hospital Universitário Getúlio Vargas no dia 17 de junho e criticam a falta de negociação do governo federal e o sucateamento das instituições de educação e saúde.
Foto: Jornal Amazonas Em Tempo em 18 de junho.
- Comando Local de Greve realiza vigília no Auditório Zerbini ao processo de votação da Gratificação ao Estímulo à Docência (GED) no dia 24 de junho.
Foto: Jornal da Greve n.8 em 25 de junho
- ADUA participa do XXXVI CONAD em Campina Grande, Paraíba, no período de 26 a 29 de junho.
Foto: Ata da Assembleia Geral dos Docentes realizada em 02 de julho.
- É deliberado em Assembleia Geral a saída da greve no dia 13 de julho.
Foto: Ata da Assembleia Geral realizada em 08 de julho.
- Docentes alertam contra cobrança na UA, que descaracteriza a universidade pública, leva à condição de reprodutora de conhecimentos em vez de produzir ciência, e inviabiliza o acesso à população.
Foto: Jornal A Crítica em 20 de outubro
- ADUA cria o Grupo de Trabalho de Saúde e Seguridade Social e participa de análise do HUGV.
Foto: Jornal Amazonas Em Tempo em 04 de novembro.
1999
- Amazonas sedia o primeiro Encontro Regional das ADs-Seções Sindicais nos dias 29 e 30 de janeiro para discutir a situação das universidades da Região e traçar politicas de atuação conjunta das entidades.
- O GT Saúde e Seguridade realiza no dia 8 de janeiro o seminário “SUS – A quantas anda no Amazonas?” com a participação de representantes do Conselho Estadual de Saúde.
Foto: Jornal ADUA n.º15 de janeiro.
- É aprovada em assembleia a Campanha de Aquisição da Sede Própria da ADUA.
- É realizado em Manaus o Encontro Regional Norte nos dias 29, 30 e 31 de janeiro no Hotel Mônaco
• Foto: Resumo da Ata da Assembleia Geral da ADUA realizada em 27 de janeiro.
- ADUA abre debate sobre sede própria.
- GT Saúde e Seguridade da ADUA aponta em estudo técnico crise do HUGV
Foto: Jornal ADUA n.º17 de 23 de fevereiro
- ADUA participa do Dia Nacional de Luta contra os massacres na Amazônia e pela Reforma Agrária em 17 de abril.
Foto: Jornal ADUA n.º 18 de Março
- ADUA promove Seminário sobre Autonomia Universitária no dia 12 de maio.
Foto: Jornal da ADUA n.º 20 de Junho
- ADUA participa do 38º CONAD no período de 25 a 28 de junho no Rio de Janeiro.
Fonte: Ata da Assembleia Geral realizada 23 de junho.
- ADUA garante ressarcimento a aposentados. A ADUA conseguiu êxito no mandado de segurança interposto em nome de seus associados.
Foto: Jornal da ADUA n.21 de julho
- ADUA completa 20 anos. Professores lembram o contexto de criação da ADUA, destacam conquistas e avaliam o movimento na conjuntura de seus 20 anos. Em destaque o projeto de universidade, a democratização da UA e a pauta econômica. Para o professor José Ribamar Bessa Freire, a contribuição da ADUA vai para além de interesses corporativos e alcança a “luta geral do povo amazonense contra a fome, a miséria e a exploração”.
Foto: Jornal da ADUA n.º 24 de novembro.
- ADUA participa do dia nacional de paralisação organizado pela CUT com ato público na entrada do Campus, carreata ao IEA e passeata até a ALE.
Foto 01: Jornal da ADUA n.º 24 de novembro.
Foto 02: Jornal da ADUA n.º 25 de dezembro
2000
- Greve Nacional organizada pela Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), com a pauta de pagamento de Juros decorrentes da inflação, reajustes e sucateamento das universidades; Dia de deflagração 7 de junho, 26 de julho saída da greve, com duração de 49 dias.
Foto: Ato no centro de Manaus - Greve 2001. Arquivo da ADUA
- Na Universidade Federal do Amazonas a greve sofria com as ações autoritárias do reitor Walmir Albuquerque.
- Ano Eleitoral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas. As eleições aconteceram no dia 27 de abril com posse no dia 7 de junho.
Diretoria:
Francisco Jacob Paiva (ICHL); Antonieta Lago Vieira (FT); Luiz Antônio Souza (ICHL); Sandra Campos (ICHL); Ewerton Castro (Odontologia); Isaac Lewis (FACED); Welton Yudi Oda (ICB).
2001
- Greve Nacional que concentrou o movimento docente e vários coletivos e movimentos sociais, deflagrada em 27 de julho nacionalmente, a ADUA adere a Greve Nacional no dia 22 de setembro, sai no dia 12 de dezembro com duração de 81 dias.
Foto: Delegação da ADUA em ato do ANDES – SN em Brasília - 2001. Arquivo da ADUA
- O movimento grevista fecha a entrada do CAMPUS ocupando o Bosque da Resistência no dia 29 de outubro.
- Discentes da Universidade Federal do Amazonas organizam movimento de apoio à greve dos Professores chamado de “greve dos estudantes”.
2002
- Realização da Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública que concentrou docentes do Ensino Básico e Superior.
Foto: Marcha em Defesa da Educação pública no centro de Manaus - 2002. Arquivo da ADUA
- Eleições para a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas e Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN); As eleições aconteceram no 22 de maio com posse no dia 5 de junho.
Diretoria:
Ricardo Parente (ICHL); Geny Brelaz (ICHL); Nelson José (ICHL); Aloysio Nogueira (ICHL); Iolete Ribeiro (FACED); Amazoneida Sá Peixoto Pinheiro ( ICE); Selda Vale da Costa (ICHL); Maria Ivone Lopes (ICB).
2003
- Greve Nacional concentrando centrais sindicais e movimentos sociais, tendo como pauta a proposta da Reforma da Previdência, entendida como inconstitucional. Deflagrada no dia 8 de julho, saída aproximada no dia 30 de setembro, com duração de 80 dias.
Foto: Assembleia de Deflagração de Greve Auditório Zerbini, no dia 8 de julho de 2003. Arquivo da ADUA
2004
- Proposto pela ADUA acordo com a Reitoria, solicitando o espaço ao lado da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (hoje local da TV UFAM), para sede da ADUA.
Foto: Boletim da ADUA nº 04 - 2004. Arquivo da ADUA
- Greve Nacional das Instituições de Ensino Superior, tendo como pauta principal a Proposta de Emenda Constitucional número 208/04, que aumentava a carga horária dos docentes e restringia concursos para reorganização do quadro de servidores; deflagrada no dia 13 de setembro.
- O Governo Federal inicia o programa de reforma universitária, com as propostas de aumento das Instituições privadas e programas de expansão da Universidade Pública.
Foto: Boletim da ADUA nº 02 - 2004. Arquivo da ADUA
Ano Eleitoral da Associação dos Professores da Universidade Federal do Amazonas e da Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). As eleições aconteceram no dia 20 de maio sendo a posse no dia 28.
Diretoria:
Isaac Warden Lewis (ICHL); Antônio José Vale da Costa (ICHL); Aloysio Nogueira (ICHL); Iolete Ribeiro (FACED); Amazoneida Sá Peixoto Pinheiro ( ICE); Selda Vale da Costa (ICHL); Maria Ivone Lopes (ICB).
2005
- Greve Nacional dos Docentes e Servidores públicos Federais, teve como pautas principais: 18% reajuste Salarial, igualdade de salários entre professores ativos e inativos, Lei de isonomia e concursos para organização do quadro de servidores; Deflagrada no dia 05 de setembro, saída da greve no dia 19 de dezembro com 104 dias de paralisação.
Foto: Boletim da ADUA nº 08 - 2005. Arquivo da ADUA
- Esta paralisação resultou na suspensão do registro sindical do ANDES (Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - Andes-SN) após embates com o Ministério da Educação.
- ADUA em acordo com a Reitoria, recebe espaço ao lado da Pró – Reitoria de Assuntos Comunitários, no setor sul do Campus Universitário, para construção da nova sede.
Foto: Boletim da ADUA nº 06 - 2005. Arquivo da ADUA
2006
- Inauguração da Sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas, no dia 10 de fevereiro.
Foto: Boletim da ADUA nº 08 - 2006. Arquivo da ADUA
- A Associação também realiza e apoia palestras e eventos de Mestiçagem e políticas afirmativas no dia 24 de novembro no auditório da ADUA.
Foto: Boletim da ADUA nº 18 - 2006. Arquivo da ADUA
- Ano Eleitoral para a Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas – ADUA. As eleições aconteceram no dia 13 de julho com posse no dia 30.
Diretoria:
Isaac Warden Lewis (ICHL); Lino João de Oliveira Neves (ICHL); Ediracy Guedes (ICHL); Heloísa Maria Braga (FT); Iolete Riberio (FACED); Ayssor Paulo Mourão (ICE); Maria Ivone Lopes (ICB).
2007
- No interior a ADUA realiza campanha de filiação, nos campi de Itacoatiara, Benjamim Constant e Parintins durante o mês de fevereiro.
- A Associação também realiza palestra: Política Indígena e Mercantilização da Amazônia e Mestiçagem e políticas afirmativas no dia 20 de abril com a presença do Conselho Indigenista Missionário e da Coordenação das organizações indígenas da Amazônia no auditório da ADUA.
Foto: Boletim da ADUA nº 23 - 2007. Arquivo da ADUA
2008
- A Associação de Professores da Universidade Federal do Amazonas, integra o dia Nacional de Lutas em Brasília no dia 11 de novembro.
Foto: Jornal da Adua nº 10 - 2008. Arquivo da ADUA
- Resolução da Reitoria é combatida pela ADUA, pois foi entendida como medida autoritária contra docentes em estágio probatório.
- Ano Eleitoral da Associação dos Professores da Universidade Federal do Amazonas. As eleições aconteceram no dia 13 de maio e a posse no dia 30.
Diretoria: Antonio José valle da Costa (ICHL); Francisco Jacob Paiva ( FACED); Osvaldo Gomes Coelho (ICHL); Arnóbio Alves Bezerra (ICHL); Odenei de Souza Ribeiro (ICHL); Nelson Matos de Noronha (ICHL); José Alcimar (ICHL).
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas apoia paralisação de professores de Humaitá e Coari por melhores condições de trabalho.
Foto: Jornal da ADUA nº 07 - 2008. Arquivo da ADUA
2009
- Aniversário de 30 anos da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas, a programação de aniversário começou no dia 15 de outubro com debate sobre a Carreira docente no Auditório da ADUA e Exposição de fotos. No dia 29 de outubro os associados comemoraram no Clube Atlético Rio Negro a festa dos 30 anos.
Foto: Jornal da ADUA nº 19 - 2009. Arquivo da ADUA
- Site da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas entra no ar como parte das comemorações no dia 15 de outubro.
- Após quatro anos de suspensão, registro sindical da Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) é restituído pelo Ministério do Trabalho.
- Reestruturação do Regimento Interno da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas por parte dos professores que observaram a necessidade de revisão.
2010
- Professores das unidades fora de Sede reivindicam maior presença da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas no interior.
- Ano eleitoral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas. As eleições aconteceram no dia 22 de setembro com posse no dia 30.
Diretoria:
Antônio Pereira de Oliveira (ICHL); Ronney da Silva Feitoza (ICHL); Tharcisio Santiago Cruz (INC); José Alcimar de Oliveira (ICHL); Lucas Milhomes Fonseca (ICSEZ); José Humberto Michiles (FES); Luiz Fábio Silva Paiva (ICHL).
- Comemorações do dia internacional da Mulher contam com debate na Sede Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas e publicação de artigo no Jornal.
Foto: Jornal da ADUA nº 22 - 2010. Arquivo da ADUA
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas denuncia vereadores de Parintins que atacaram professores na Câmara Municipal desmerecendo o trabalho científico e a atuação docente.
Foto: Jornal da ADUA nº 22 - 2010. Arquivo da ADUA
2011
- Realização do Plebiscito sobre o PIB e a porcentagem destinada para a educação, no Amazonas a entidade responsável por realizar a discussão e a consulta foi Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas.
Foto: Jornal da ADUA nº 32 - 2011. Arquivo da ADUA
- Professores e alunos de Benjamim Constant realização paralisação para denunciar e cobrar melhores condições nos Campi. Comunicação Social realiza entrevistas com professores do interior para avaliar condições de trabalho docente.
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas monta comissão para avaliar propostas da Reitoria em Parintins, entre as reivindicações estavam a realização de concurso para reposição do quadro de professores e projetos de acessibilidade nas unidades.
2012
- 31º Congresso da Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) realizado em Manaus nos dias, contando com a presença 327 de delegados, 45 observadores, 35 diretores e 4 convidados. Aprovação do Documento chamado Carta de Manaus que estabeleceu as pautas de luta nos próximos dois anos.
Foto: Jornal da ADUA nº 47 - 2012. Arquivo da ADUA
- Greve Nacional dos Docentes de Ensino Superior e Servidores tendo como pautas principais: reestruturação da carreira docente, reajuste de benefícios, paridade entre ativos, pensionistas e aposentados, não cumprimento do acordo salarial de 4%, baixos investimentos na manutenção da Universidade Pública. Durantes os 120 dias de Greve foram realizados atos no Campus e na cidade de Manaus, Como Universidade na Praça ocorrido no Praça Jeferson Perez no dia 29 de junho.
Fotos: Universidade na Praça, na praça Senador Jefferson Perez, no dia 29 de junho de 2012. Arquivo da ADUA
- Nas fora de sede houve grande adesão e atos nas cidades de Parintins, Coari, Humaitá e Benjamim Constant.
Foto: Assembleia de Deflagração de Greve em Parintins - 2012. Arquivo da - ADUA
- Ano Eleitoral Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas e Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A nova diretoria tomou posse no dia 28 de setembro.
Diretoria:
José Belizário Neto (ICHL); Antonieta Lago Vieira (FT); Rafael Bellan Rodrigues de Souza (Parintins); Marcelo Mário Vallina (ICHL); Ana lúcia Gomes (ICB); Raimundo Nonato Pinheiro de Almeida (FES); Ana Cristina Belarmino de Oliveira (FCA).
2013
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas inicia processo de atualização do seu regimento interno, agora contava com a obrigatoriedade de professores do interior compondo as chapas para a diretoria.
Foto: Boletim Informativo nº 81 - 2013. Arquivo da ADUA
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas compõe comissão eleitoral para a Reitoria.
Foto: Boletim Informativo nº 85 - 2013. Arquivo da ADUA
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas intervém fazendo a cobertura de casos de assédio dentro dos campi do interior.
2014
- Aniversário de 35 anos da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas, com edição especial do jornal para o mês de outubro.
- Os jornais da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas trazem entrevistas com professores que atuaram na militância docente no período Ditadura Militar.
Foto: Jornal da ADUA nº 58 - 2014. Arquivo da ADUA
- As Eleições contam com apenas uma chapa inscrita, posteriormente eleita. As eleições aconteceram nos dias 13 e 14 de maio a posse se deu no dia 17 de julho.
Diretoria:
José Alcimar de Oliveira (ICHL); Lino João de Oliveira Neves (ICHL); Aldair Oliveira de Andrade (IEAA); Ana Lúcia Silva Gomes (ICB); Antônio Batista da Silva (FCF); José Humberto Michiles (FES); Ana Cristina Belarmino de Oliveira (FCA).
- Jornal da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas traz série de matérias sobre Direitos Indígenas nos meses de março e abril, maio e junho.
2015
- Greve Nacional dos Docentes de Ensino Superior, Servidores Federais, Centrais Sindicais e Movimentos sociais. As unidades fora de sede participaram de maneira muito ativa na continuidade do movimento grevista, sendo deflagrada no dia 14 de abril.
Foto: Jornal da ADUA nº 64 - 2015. Arquivo da ADUA
- Na capital houve tensões entre os professores do movimento “Estamos em greve” com o movimento “Estamos em aula” organizado por professores politicamente próximos ao Governo e que não acreditavam na greve como instrumento de reinvindicação. Neste processo a administração da Universidade Federal do Amazonas permitiu a judicialização da greve, este acontecimento desmobilizou e desmoralizou as ações sindicais.
- Realização do 34º Congresso da Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) ocorrido em Brasília entre 23 e 28 de fevereiro, onde foram definidas entre as pautas questões contra a violência de gênero e étnico-raciais.
Foto: Jornal da ADUA nº 63 - 2015. Arquivo da ADUA
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas expõe no Conselho Universitário necessidade da discussão do Nome social para estudantes transexuais.
2016
- Eleições para a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas e Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). As Eleições aconteceram nos dias 10 e 11 de maio com a posse no dia 9 de junho.
Foto: Eleições para a diretoria da ADUA . no dia 10 de maio de 2016. Arquivo da ADUA
Diretoria:
Aldair de Oliveira Andrade (ICSEZ/Parintins); Welton Yudi Oda (ICB); Kátia Araújo Lima Vallina (ICHL); Laura Miranda (IEAA/Humaitá); Maria Rosária do Carmo (ICE); José Humberto Michiles (FES).
- Dia Nacional de Paralisações contra a PEC 241/2016: restringe os investimentos em políticas públicas, atingindo as áreas da Educação e da Saúde, no dia 22 de setembro.
- ADUA intensifica debate sobre práticas de Assédio dentro do espaço universitário.
Foto: Jornal da ADUA nº 71 - 2016. Arquivo da ADUA
2017
- A ADUA em conjunto com o Grupo de Trabalho criado pelo Conselho Universitário promove ato a defesa dos direitos LGBT’s dentro da universidade no dia 31 de janeiro.
Foto: Jornal da ADUA nº 73 - 2010. Arquivo da ADUA
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas denuncia inaceitabilidade de Minuta da Reitoria que restringe o tempo de trabalho dos docentes, limitando tempo para preparação de aulas como impondo limites para as progressões dos professores.
Foto: Jornal da ADUA nº 74 - 2010. Arquivo da ADUA
- Dia nacional de paralisações contra a reforma da Previdência e a PEC 55 que congelava gastos com Educação e Saúde por vinte anos, no dia 10 de novembro.
Foto: Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdencia e PEC 55, no dia 10 de novembro de 2017. Arquivo da ADUA
2018
- ADUA participa do 37º Congresso do ANDES – SN de 22 a 27 de janeiro.
- Eleições para diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas em paralelo com as eleições da Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). As eleições aconteceram nos dias 9 e 10 de maio, com posse no dia 26 de junho.
Diretoria:
Marcelo Mario Vallina ( IFCHS), Vice-Presidente: Milena Fernandes Barroso , 1ª Secretária: Ana Cristina Fernandes Martins (FAPSI), 2ª Secretária: Nereida de Oliveira Santiago (FLet), 1ª Tesoureira: Ana Lúcia Silva Gomes (ICB), 2º Tesoureiro: Leonardo Dourado de Azevedo Neto (IEAA).
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas ajuíza ação contra a obrigatoriedade do diploma como único meio para recebimento de Retribuição por titulação.
- Atos “ELE não” acontecem no Largo de São Sebastião no Centro de Manaus, esses atos eram contra as falas e a campanha eleitoral fascista de Jair Bolsonaro, nos dias 28 e 29 de setembro.
Fotos: Ato "Ele não", no dia 29 de setembro de 2018. Arquivo da ADUA
- Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas lança Campanha “Não é Não contra toda forma de Assédio” no dia 14 de setembro.
Foto: Lançamento da campnha contra o assédio - Auditório da ADUA , no dia 14 de setembro de 2018. Arquivo da ADUA
- Abertura do concurso cultural para a escolha do selo de comemoração dos 40 anos da ADUA.
- Início das atividades de organização do Arquivo e Memorial da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas, no dia 15 de outubro.
Foto: Inicio das Atividades de Organização do Arquivo da ADUA e Memorial: Memórias Militantes - 2018. Arquivo da ADUA
- Premiação do vencedor do Concurso Cultural para a escolha do selo comemorativo, o selo vencedor foi o mais votado nas redes sociais, no dia 29 de outubro.
- Campanha da ADUA contra toda forma de assédio é lançada nas unidades fora de sede no dia 7 de novembro.
2019
- Realização do 38º Congresso do ANDES – SN, ADUA faz exposição dos 40, fazendo mostra de banners “ memórias Militantes” que contam a história da Instituição. Realizado entre os dias 28 a 30 de janeiro.
Foto: Exposição de banners do Projeto Memórias Militantes no 38º Congresso do ANDES - SN - 2019. Arquivo da ADUA
- A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas publica em artigo no boletim da instituição artigo que narra mais de 150 casos de assédio dentro da Universidade Federal do Amazonas.
- Associação dos Docentes da universidade Federal do Amazonas ajuíza ação contra a Medida Provisória 873/19, que visava enfraquecer atuação dos Sindicatos barrando pagamento mensal.
- Dia Nacional da Educação acontece contra o anúncio de cortes nas Universidades e Institutos Federais, no dia 14 de maio.
(01) (02)
Foto 1: Dia Nacional da Educação - Campus Capital 10 de maio de 2019. Arquivo da ADUA
Foto 2: Dia Nacional da Educação - Benjamim Constant dia 10 de maio de 2019. Arquivo da ADUA
- ADUA obtém sentença favorável sobre o pagamento dos filiados.
- Paralisação contra cortes nas Universidades e Reforma da Previdência, organizado pelas Centrais Sindicais, Movimentos LGBT, estudantil e docente, o ato aconteceu no dia 14 de julho na Praça da Saudade, nas Unidades fora de sede também ocorreram oficinas de cartazes, aulas públicas e passeatas.
Foto: Dia Nacional em Defesa da Educaçã Pública e contra a Reforma da Previdência , no dia 14 de julho de 2019. Arquivo da ADUA
- Autonomia universitária, liberdade e educação são trazidos em artigo que faz análise da atuação militante nos meses de maio e julho – Boletim ADUA nº11.
|